ENSINO – BIBLIOTECA

APRESENTAÇÃO

O Centro de Estudos do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus – HMTJ tem a função de fornecer suporte informacional às atividades acadêmicas desenvolvidas nos estágios de âmbito hospitalar. O Centro de Estudos possui os principais livros técnicos nas áreas da saúde, com ênfase em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia, para uso do corpo clínico, colaboradores, professores e alunos. Está instalado numa área de 62,2m2.

É constituído por 1.009 exemplares de livros, coleção multimídia de CD’s e DVD’s, periódicos impressos e manuais. A Política de manutenção e guarda do acervo acadêmico obedece o disposto pela Portaria nº 1224, de 18 de dezembro de 2013 em Nota Técnica Conjunta Seres/MEC – Inep/MEC nº 02/2014 e instituída na FCMS/JF – Suprema pela Portaria No  07/2014.


O Centro de Estudos é gerido pelo Regulamento Interno da Biblioteca da FCMS/JF, no qual constam as normas de utilização e conduta a serem seguidas, pelos usuários e funcionários.


Além dos livros, o Centro de Estudos também dispõe de periódicos científicos, computadores com acesso a internet, área de estudo em grupo e cabines de estudo individual.


O principal objetivo do Centro de Estudos é assegurar o acesso aos materiais bibliográficos, dando suporte às atividades acadêmicas, técnicas e científicas, assim como fornecimento de apoio informacional nas principais áreas dos estágios acadêmicos.


BIBLIOTECA CENTRAL

A Biblioteca da FCMS/JF tem a função de fornecer suporte bibliográfico e documentário a estudantes, professores, pesquisadores e demais segmentos do âmbito acadêmico, além de prestar serviço de disseminação da informação, dando apoio ao ensino, pesquisa e extensão da Faculdade. Está instalada numa área de 425m2.


É constituída por aproximadamente 13.462 exemplares de livros, coleção multimídia de CD’s e DVD’s, periódicos impressos, manuais, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações. A Política de manutenção e guarda do acervo acadêmico obedece o disposto pela Portaria nº 1224, de 18 de dezembro de 2013 em Nota Técnica Conjunta Seres/MEC – Inep/MEC nº 02/2014 e instituída na FCMS/JF pela Portaria No  07/2014.


O acervo é permanentemente organizado e está em condições adequadas de conservação, fácil acesso e pronta consulta, a qualquer tempo, pela CPA, pelos órgãos e agentes públicos atuantes para fins de regulação, avaliação e supervisão.
Com o objetivo de proporcionar conforto e funcionalidade durante os estudos e as pesquisas, a biblioteca dispõe das seguintes instalações:

a) recepção, onde é feito o atendimento ao usuário, empréstimos, devoluções, reservas, renovações e orientações de pesquisa;
b) acervo, onde é feito o livre acesso aos livros, periódicos, materiais multimídia, manuais, TCC’s, teses e dissertações;
c) laboratório de trabalho acadêmico que é o local para pesquisa acadêmica com acesso às bases de dados;
d) salão de leitura e pesquisa bibliográfica, onde serão realizados estudos individuais e em grupo;
e) salas de estudo em grupo;
f) cabines de estudo individuais;
g) sala da bibliotecária, onde é gerido e processado todo o acervo;
h) Centro de Estudos, que é localizado no HMTJ e fornece suporte nos estágios supervisionados.

Todos os ambientes possuem dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, climatização, conservação e comodidade para seus usuários.