O HOSPITAL

SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

Apresentação

 

Contando com 160 leitos ativos, o Hospital destina 100% de seus leitos ao Sistema Único de Saúde. Possui 30 leitos de UTI Tipo II: 20 Adultos, 08 Neonatais e 02 Pediátricos, cadastrados junto ao Ministério da Saúde através da Portaria MS/GM nº 2.283, de 10 de outubro de 2008, e da Portaria SAS n° 160, de 09 de abril de 2010, estando em tramitação o processo de credenciamento de mais 10 leitos de UTI Neonatal. Conta ainda com 8 salas de cirurgia e 42 consultórios para atendimento aos usuários do SUS.

O HMTJ É credenciado pelo Ministério da Saúde para atendimento em alta complexidade em Cirurgia Bariátrica, realizando 08 cirurgias/mês, e também realiza atendimento às gestantes de alto risco provenientes da macrorregião.

Por ser entidade filantrópica sem fins lucrativos, e, apesar de todo o apoio recebido dos diversos níveis de governo, o HMTJ ainda passa por algumas dificuldades financeiras operacionais, sendo muitas as adequações e ajustes às normas vigentes que ainda se fazem necessários. Focado na média complexidade, tem buscado credenciamentos em alta complexidade para sua viabilização econômica, tais como em Cirurgia Cardiovascular, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Gravidez de Alto Risco.

Com demandas cada vez maiores provenientes do SUS, existe a necessidade de ampliação da área física, a fim de proporcionar aumento da capacidade instalada para o atendimento adequado à população local e referenciada, principalmente em procedimentos de alta complexidade, já que o município apresenta deficiência de serviços para atendimento a essas demandas - sobretudo para expansão de leitos de atendimento em Oftalmologia, Neurologia e Neurocirurgia, Cirurgia Cardíaca, Traumatortopedia e Transplantes: Renais, Cardíacos e Pulmonares, bem como a equipagem dessa nova área. A inclusão desses procedimentos de alta complexidade nas rotinas do HTJ, além de contribuir para o atendimento da demanda do município, propiciará ao Hospital sua sustentabilidade.

Cada vez mais estruturado, o HMTJ oferece vários exames, como tomografias computadorizadas (150 exames/mês), análises clínicas em laboratório próprio (30.000 exames/mês), ultrassonografias (1.200 exames/mês), RXs (radiologia) (700 exames/mês), além de realizar aproximadamente 4.500 consultas/mês nas mais diversas especialidades, vasectomias (40/mês) em atendimento ao Programa da Saúde do Homem, serviço de Fisioterapia (2.100 procedimentos/mês), entre outros.

 

Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus, Juiz de Fora - MG, 36025-140

(32) 4009-2277