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Dicas para o bebê

Evite fumar

Os componentes do cigarro podem gerar lesões na placenta, aumentando a chance de aborto, descolamentos de placenta ou de parto prematuro. Quando a gestante fuma, a criança tem mais chance de apresentar problemas respiratórios e ter seu peso reduzido.

 

Evite ingerir bebidas alcoólicas

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que as futuras mamães fiquem longe do álcool ao longo dos nove meses de gestação. Alguns especialistas, no entanto, permitem que a gestante beba uma pequena taça de vinho ou um copo de cerveja em ocasiões especiais. O ideal é ingerir o mínimo possível de bebida alcoólica, de preferência, as que contenham pouco álcool.


Produtos de limpeza

A gestante deve evitar a inalação de produtos como amoníaco, água sanitária e outros que possuem odores fortes. O contato com pesticidas pode gerar desenvolvimento deficiente do raciocínio do bebê e atraso em funções cerebrais. Por isso, é aconselhável o uso de máscara no nariz e luvas plásticas ao manusear essas substâncias.

 

Atividades físicas

O exercício físico melhora a digestão, o apetite, a função cardiovascular e o sono da gestante, além de aumentar a flexibilidade e o tônus muscular. Prefira exercícios leves, como caminhadas e ioga, e não deixe de consultar um médico antes de realizar qualquer atividade física.


Cafeína

O excesso de café acentua a perda de líquidos e pode causar insônia. Portanto, é recomendado substituí-lo por sucos de frutas ou chás de hortelã, camomila ou erva-doce.

 

Repouso

Os pés da gestante normalmente incham bastante devido ao aumento da circulação de líquido no organismo. Repousar por alguns minutos todos os dias com os pés elevados ajuda a minimizar o inchaço.

 

Viagens

Evite viagem muito longa. Caso ela seja necessária, procure interrompê-la com períodos de descanso de 15 minutos a cada duas horas.

 

Medicamentos

O uso de medicamentos durante a gravidez só deve ser feito com consentimento médico. Evite se automedicar, especialmente no primeiro trimestre, quando o feto ainda está em formação.


Alimentação

Uma alimentação leve e equilibrada é fundamental para uma gravidez saudável. Evite sal em excesso e não exagere no tempero para não ter problemas de pressão alta. O ideal é fracionar as refeições em pequenas porções ao longo do dia. Coma três frutas por dia e quatro variedades de verduras de cores diferentes. Prefira carnes magras. Iogurte desnatado nos lanches é uma ótima fonte de proteína.