CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

24 de setembro de 2019

Setembro Verde, Prevenção do Câncer Colorretal

O câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, isto é, no cólon ou em sua porção final, o reto. O principal tipo de tumor colorretal é o adenocarcinoma. Em 90% dos casos, esse tumor se origina a partir de um pólipo adenomatoso que, ao longo dos anos, sofre alterações progressivas em suas células. Portanto, a principal forma de prevenção do câncer colorretal é o seu rastreamento por exames como colonoscopias, visando a detecção e retiradas dos pólipos antes de se degenerarem em câncer.


Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer colorretal é o terceiro mais frequente entre os homens, logo após do câncer de próstata e de pulmão, e o segundo mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Estima-se que neste ano tenhamos 30.660 casos novos de câncer de cólon e reto.


Esse tipo de câncer atinge homens e mulheres de forma semelhante, com incidência discretamente maior na população masculina. É predominante na faixa etária adulta, principalmente a partir da quinta década de vida, sendo raro em crianças.


Silencioso, o câncer colorretal causa sintomas, em geral, apenas em estágios mais avançados. As principais alterações que devem chamar a atenção do paciente são:

  • Presença de sangue nas evacuações, seja sangue vivo ou escuro, misturado às fezes, com ou sem muco.
  • Sintomas irritativos, como alteração do hábito intestinal que cause diarreia crônica e necessidade urgente de evacuar, com pouco volume fecal.
  • Sintomas obstrutivos, como afilamento das fezes, sensação de esvaziamento incompleto, constipação persistente de início recente, cólicas abdominais frequentes associadas a inchaço abdominal.
  • Sintomas inespecíficos, como fadiga, perda de peso e anemia crônica.

 

O câncer colorretal tem relação com o estilo de vida, tendo em vista que acomete na maioria das vezes pessoas com hábitos de consumo de carnes vermelhas e processadas, pouca ingestão de frutas, legumes e verduras, obesidade, sedentarismo e consumo de álcool e tabagismo.


E apesar de fatores genéticos contribuírem para o desenvolvimento do câncer colorretal, manter uma rotina saudável é fundamental na prevenção. Confira:

☑ Inclua alimentos ricos fibras na sua alimentação.
☑ Coma frutas e verduras todos os dias
☑ Reduza o consumo de carnes vermelhas e alimentos processados
☑ Evite o álcool
☑ Faça exercícios regulares
☑ Não fume
☑ Caso tenha mais de 45 anos, procure o seu médico e realize exames de prevenção

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


Futuro Comunicacao