CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

24 de março de 2017

24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É a doença infecciosa mais mortal do planeta, superando a AIDS. Por isso, no dia 24 de março é lembrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
Há 135 anos, Robert Koch revelou ao mundo a bactéria que causava o mal. A tuberculose no geral é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti. É uma doença antiga porém não é do passado. Uma pessoa com tuberculose pode transmitir a outra através da tosse, espirro ou fala, principalmente em ambiente fechados e sem ventilação.Os principais sintomas da doença são:

  • Tosse por mais de 3 semanas com ou sem catarro;
  • Acompanhados ou não de febre no final da tarde;
  • Suores noturnos;
  • Emagrecimento e falta de apetite.

O tratamento é gratuito e feito ambulatoriamente, fornecido pelo SUS, com duração de 6 meses. O mais importante é que o tratamento seja feito até o final, mesmo com a melhora dos sintomas. O diagnóstico precoce é fundamental para quebrar a cadeia de transmissão da doença. Ao identificar os sintomas, procure o médico pneumologista para se consultar.


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR