CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

08 de maio de 2017

8 de Maio – Dia Internacional da Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha é uma organização humanitária internacional, sem fins lucrativos, independente e neutra, cujo objetivo principal é prestar socorro e assistência às vítimas de guerra, situações de violência e catástrofes naturais (terremotos, tornados, enchentes). A Cruz Vermelha conta com o trabalho de voluntários (médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais).

 

Sua sede fica na Suíça, e é da central que parte a organização e elaboração de planos e metas assistenciais. Possui um mandato da comunidade internacional para servir de guardião do Direito Internacional Humanitário, além de ser o órgão fundador do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.


Origens


Fundada em 1863, pelo suíço Jean Henri Dunant, um filantropo nascido em Genebra. Naquela época já era conhecida como Comitê Internacional para ajudar aos militares feridos, convertendo-se em Comitê Internacional da Cruz Vermelha em 1876.


A Cruz Vermelha sempre mantém seu caráter neutro e independente, pois assim consegue ser livre para atuar de forma autônoma em relação a qualquer governo ou autoridade. A organização tem condições atender aos interesses das vítimas dos conflitos, que constituem o centro da sua missão humanitária.A instituição tem cerca de 16 mil colaboradores em 80 países e é financiada por doações voluntárias dos governos e das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelha.


A Cruz Vermelha estabelece ações para aprimorar a saúde, impedir o aparecimento de doenças e para diminuir a dor das vítimas de situações calamitosas. Orienta os membros das comunidades socorridas, implementa atividades e instaura cursos de treinamento e profissionalizante.


Seus membros estão aptos a disseminar uma cultura humanitária, plena de valores como paz, tolerância, entendimento mútuo, solidariedade entre todos os indivíduos e nações. A cruz vermelha está constantemente formando novos membros e estimulando a interação da entidade com a comunidade.


Cruz Vermelha Brasileira


A Cruz Vermelha chegou ao Brasil em 1908, no Rio de Janeiro. Seu objetivo também é auxiliar de forma voluntária os necessitados de amparo, sem qualquer pretensão financeira. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política. Hoje está presente em 17 estados brasileiros e 33 cidades.

 

Curiosidade

 

A Cruz Vermelha Internacional ganhou o prêmio Nobel da Paz nos anos de 1917, 1944

 

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR