CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

19 de maio de 2017

Dia Mundial da Doação de Leite Materno

O Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo, com 221 unidades e 186 postos de coleta, segundo o Ministério da Saúde. Apesar dessa estrutura e das mobilizações, o número de doações ainda é baixo, e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano consegue suprir aproximadamente 60% da demanda para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais. O Dia Mundial de Doação de Leite Materno, marcado na data de 19 de maio, tem principalmente a função, no país, de incentivar a doação.  Cerca de 3.900 litros de leite materno foram doados em 2016. Mas ainda é pouco.

A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade infantil, pois diminui a ocorrência de diarreias e infecções, principais causas de morte em recém-nascidos. Estima-se que o aleitamento materno reduza em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos por causas preveníveis. O leite materno contém ingredientes que não existem em nenhum outro produto. Ele fornece ao bebê, por exemplo, os chamados fatores do crescimento, que ajudam o sistema digestivo a amadurecer.


Toda Maternidade deve incentivar o aleitamento, e se, por algum motivo a mãe não consegue amamentar, o hospital vai fazer o máximo para que seu bebê receba leite humano, usando um banco de leite, por exemplo. Para prematuros, isso é muito importante, porque esses bebês são especialmente vulneráveis a doenças, já que não tiveram tempo de receber grande parte da carga de anticorpos que passam da mãe para as crianças nas últimas semanas da gravidez.

O bebê digere melhor o leite materno que a fórmula artificial. Bebês prematuros que tomam leite materno têm uma probabilidade bem menor de apresentar problemas digestivos graves. Há também evidências científicas de que o aleitamento contribua para o desenvolvimento do cérebro dos prematuros. 

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR