CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

12 de junho de 2017

Os Benefícios do amor

Mãos frias, boca seca, suor, tremedeira, borboletas no estômago. Às vezes você se pega rindo à toa. Parece até indício de alguma doença, mas na verdade são sintomas de saudade. Quem nunca se apaixonou e quis cantar debaixo da chuva que desfolheie a primeira margarida (sim, aquela do bem-me-quer-mal-me-quer).


Estar apaixonado é reconhecido pela ciência como o melhor remédio para muitos males e ajuda a prevenir tantos outros. Os benefícios ao organismo são tamanhos, que alguns médicos já receitam namorar como um antídoto ao estresse. Além da felicidade que o amor pode produzir em uma pessoa, pesquisadores demonstraram que os apaixonados tendem a ficar doentes com menos frequência e têm uma recuperação mais rápida.


O amor ajuda a manter a felicidade e segurança emocional, traz um sentimento de importância mútua, além de produzir outros efeitos secundários positivos na saúde. O sentimento melhora a qualidade de vida e ajuda a manter um ritmo mais saudável.

Liberação de vários hormônios

O amor libera hormônios que atuam no corpo e promovem mudanças significativas no organismo. Um deles é a oxitocina. A oxitocina, conhecida como hormônio do amor, é produzida no hipotálamo e costuma ser liberada quando estamos perto de nossos parceirxs. Quando isso acontece, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuem no organismo, nos deixando mais relaxados e com uma sensação mais prazerosa. Daí de querermos ficar o maior tempo possível com as pessoas que gostamos.


De acordo com uma pesquisa da Universidade de Bar-Ilan, em Israel, os níveis de oxitocina dobram quando estamos apaixonados. Porém, quando o relacionamento acaba, há um considerável declínio na produção do hormônio.


Outro hormônio produzido quando estamos apaixonados é a feniletilamina, conhecida como "hormônio da paixão" e está ligada a uma sensação de bem estar, felicidade. Ele está ligado à produção de estrogênio nas mulheres e testosterona nos homens, tornando-os mais atraentes um para o outro e mais disponíveis para o sexo.


Já a noradrenalina, afeta o estado de ânimo e a atenção, nos faz sentir mais sensíveis e empáticos em relação à outra pessoa e também traz à tona o instinto de conservação e proteção e demonstração de sentimentos.

 

Aumenta a autoestima
A paixão nos deixa cegos. E também mais vaidosos. Ao nos apaixonarmos redobramos os cuidados com a beleza e com nós mesmos para agradar o parceirx. Mas lembre-se que você vem em primeiro lugar, portanto agrade-se sempre. ;)


Reduz a depressão e a ansiedade

A pessoa apaixonada produz uma maior quantidade de endorfina, que causa uma sensação de bem-estar geral. Quem não tem um parceiro pode sofrer mais de transtornos psicológicos como a ansiedade e a depressão. Isto pode ser percebido nos adultos que vivem sozinhos. Quando estamos apaixonados sentimos que tem uma pessoa no mundo com quem podemos compartilhar pensamentos e sentimentos.


Santo remédio  
O amor é o principal componente na luta contra as inflamações, além de reduzir os riscos de infarto e os níveis de colesterol ruim. Quando estamos amando, o cérebro libera a dopamina, um analgésico natural que evita doenças e reforça o sistema imune. Ele também gera benefícios para pacientes com diabetes e câncer, reduzindo as possibilidades de desenvolver algum tipo de herpes ou de adquirir gripes e resfriados.


Regula o sono
O amor faz com que o cérebro aumente a produção da melatonina nos apaixonados. Esse é o hormônio responsável pela regulação do sono, consequentemente ajuda a reduzir o estresse e envelhecimento precoce, proporcionando vitalidade e plenitude.


Aumenta a criatividade
Ah, o amor! Além de todos os benefícios citados acima, ele ainda é capaz de fazer com que aumentemos nossa capacidade criativa. Enxergamos o mundo com outros olhos, sendo traduzido em mais imaginação e capacidade de criação.

 

Infográfico

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR