CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

10 de julho de 2015

10 de julho - Dia Mundial da Saúde Ocular

Dia 10 de julho é o Dia Mundial da Saúde Ocular. E segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 60% das cegueiras são evitáveis. Questões simples de higiene ajudam a evitar grandes problemas, mas em geral é na falta de informação e de consultas periódicas ao oftalmologista que estão os principais motivos para a deterioração da visão.

Você já se preocupou em evitar estes erros em sua rotina?

 

NÃO ESFREGUE OS OLHOS

Especialmente para quem tem predisposição genética, o hábito de coçar os olhos pode levar ao ceratocone - uma doença que pode levar ao afinamento ou deformação da córnea. Além disso, a prática rotineira por prolongado período da vida pode causar cicatrizes na córnea, levando a prejuízo da visão.

 

LAVE AS MÃOS COM FREQUÊNCIA

Pense em quantos lugares você toca, especialmente os compartilhados (ônibus, cadeiras, corrimão etc). Sem querer em algum momento do dia você toca os olhos, portanto, lave as mãos com frequência, especialmente ao chegar em casa e no trabalho.

 

NÃO DURMA DE LENTE DE CONTATO

Sem a quantidade adequada de oxigênio - indispensável para a saúde da córnea - formam-se microfissuras no tecido, que são porta de entrada para bactérias e poeira. As lentes formam uma barreira contra esta oxigenação, mas a nutrição da córnea é compensada à noite pelos vasos sanguíneos presentes na conjuntiva, por isso, retire as lentes sempre antes de dormir.

 

LIMPE AS LENTES DIARIAMENTE

Elas acumulam poeira, muco e outras substâncias durante o uso. Por isso, a limpeza diária é fundamental para evitar isso e machucarem a córnea.

NÃO TOME BANHO DE LENTE

Existem microorganismos na água que podem contaminar as lentes. Evite tomar banho e entrar na piscina (no verão ou na hidroginástica) de lente. A água prolifera este risco.

 

NÃO USE ÓCULOS FALSIFICADOS

A saúde dos seus olhos tem preço. Não se encante com promoções e camelôs com falsificações "perfeitas". Tenha segurança quanto à proteção adequada aos raios ultravioletas. E fique atento a outro detalhe: quanto mais escura a coloração das lentes, mas a pupila se dilata, absorvendo mais os raios que danificam a visão.

 

NÃO COMPRE ÓCULOS DE LEITURA SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA

Outra tentação para o bolso são óculos prontos, disponíveis em óticas e camelôs. Raramente alguém tem o mesmo grau nos dois olhos, mas estes óculos, sim. Isso exigirá um esforço muscular num dos olhos para que você enxergue normalmente, causando astenopia (cansaço ocular).

 

NÃO USE COLÍRIOS SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA

Colírios indicados por terceiros ou aproveitados de outra receita antiga podem trazer riscos, apesar de serem facilmente encontrados nas farmácias. Muitos possuem corticóides e podem causar sérios danos, provocando alteração da pressão ocular ou até glaucoma. Colírio é remédio, só o médico (oftalmologista) sabe qual se adéqua melhor ao seu problema atual.

 

EVITE COMPARTILHAR MAQUIAGEM

Compartilhar não é o problema, a questão é se a pessoa que te empresta está ou não com a saúde em dia. Uma conjuntivite é um risco no caso do uso de rimel ou lápis de olho, por exemplo. Se não dá para ter certeza, melhor não arriscar. 

 

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR