CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

28 de maio de 2014

Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

Dia 28 de Maio é a data que marca a luta pela saúde da mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. O principal objetivo da comemoração desta data é chamar a atenção da sociedade brasileira para o problema das mortes maternas e ampliar o debate público sobre os direitos das mulheres. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), morte materna é todo falecimento causado por problemas relacionados à gravidez, ou ao parto ou ocorrido até 42 dias depois.

Infelizmente, na maioria das vezes por falta de atendimento médico, falta de acesso a informações e contraceptivos e pela realização de abortos inseguros, muitas mulheres ainda morrem no país por problemas relacionados à gravidez ou ao parto, e o risco aumenta muito para as jovens entre 15 e 19 anos.

 

PRINCIPAIS CAUSAS DA MORTALIDADE MATERNA

As mais comuns são:

 

  • Hipertensão arterial;
  • Hemorragia;
  • Complicações decorrentes de abortos realizados em condições inseguras;
  • Infecção pós-parto;
  • Doenças do aparelho respiratório.

 

Além disso, a falta de acesso a serviços de saúde de qualidade, principalmente nas áreas rurais, o uso inadequado de métodos anticoncepcionais, e o número insuficiente de serviços para o atendimento da mulher vítima de violência sexual também podem resultar em gestações indesejadas e, consequentemente, em abortos clandestinos, aumentando os riscos de morte materna.

 

 

COMO EVITAR

A realização de exames simples pode prevenir complicações para a grávida e para o bebê. Muitas vezes, as mulheres correm riscos porque não sabem que elas têm pressão alta ou diabetes. Portanto, consultar o médico para aferir pressão e realizar exames periódicos é muito importante. Além disso, para reduzir o número de mortes materna no país, basta que as mulheres saibam da importância de se fazer o pré-natal, tenham bom acompanhamento durante a gravidez (se possível já saibam em qual hospital nascerá o bebê) e um bom parto. 

 

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR