CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

11 de março de 2013

A importância do preventivo para a saúde da mulher

A manutenção da boa saúde da mulher exige uma série de cuidados e atitudes preventivas. Cada mulher tem uma história e uma bagagem hereditária que devem ser analisadas cuidadosamente com a supervisão de um médico, para garantir uma vida saudável e sem surpresas. Nenhuma informação dispensa a confirmação, orientação e o tratamento de um médico especialista.

 

 

Para que serve o exame?
O preventivo faz o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero. Todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, devem fazer o teste uma vez ao ano.

 

 

Como é o exame?
É um procedimento simples, barato e indolor. Primeiro, o ginecologista faz um exame externo da vulva. Em seguida, introduz o instrumento pelo canal vaginal para permitir a visualização do colo do útero.
O tamanho do instrumento varia de acordo com a idade e o número de filhos da paciente. Mulheres virgens também podem submeter-se ao exame. Ele coleta material da vagina e do colo uterino e envia para ser examinado em laboratório.

 

 

O que ele diagnostica?
O Papanicolau não define diagnósticos definitivos, mas ele determina se há alterações em células que, se não tratadas, podem evoluir para um câncer.
Além disso, o exame genital periódico também pode detectar infecções viróticas como, por exemplo, verrugas genitais e herpes. Alterações hormonais também podem ser observadas com o exame.

 

 

Fique atenta!
Não deixe de fazer o autoexame das mamas todo mês. Veja como na figura elaborada pelo Ascomcer:

 

 

 


OUTRAS INFORMAÇÕES:
Serviço de Assistência Social do HMTJ | 4009.2272

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR