CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

08 de janeiro de 2015

CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO

No verão, principalmente tão intenso como neste ano, as pessoas ficam mais expostas aos raios ultravioletas em suas atividades corriqueiras e, quando chega o final de semana, usam e abusam do sol para ostentarem um belo bronzeado. No entanto, a exposição de forma inadequada ao sol pode trazer inúmeros prejuízos à pele. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a cada ano, 100 mil brasileiros desenvolvem algum tipo de tumor de pele, sendo a exposição excessiva ao sol a sua maior causa.

 

Com a incidência cada vez mais agressiva dos raios ultravioletas no planeta, as pessoas devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol.Nessa estação do ano é extremamente importante o uso de chapéu e roupa de algodão que segura 90% das radiações, enquanto que os tecidos sintéticos deixam passar 70%. Também deve ser evitada a exposição solar entre 10h e 16h (horário de verão).Outro objeto que tem uma extrema importância é o uso de óculos de sol, que tem função essencial inclusive na prevenção da catarata.

 

O que fazer para se prevenir nessa época?

 

Para aproveitar o sol é necessário usar filtro de proteção solar (FPS), que por mais eficiente que seja não significa que podemos nos expor ao sol por longo tempo. O FPS 15 ou 20 pode ser usado no dia a dia, dependendo da resistência de cada pele, já o FPS 35 ou mais é ideal para uma exposição mais longa ao sol e para peles mais claras (praia, piscina, pesca etc). Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas.

 

Outro cuidado importante que deve ser tomado no verão é com relação às doenças de pele. A combinação sol, praia, areia ou piscina mais o excesso de suor eleva o risco que pode causar as famosas doenças de pele que aumentam consideravelmente durante o verão. Brotoejas, micoses, acnes solares e machas são as mais frequentes. Ainda no rol das doenças que surgem na estação mais quente do ano está a acne solar que é provocada pela mistura da oleosidade da pele com o uso do filtro solar.

 

Além de ter os cuidados necessários para evitar as doenças típicas do verão as pessoas precisam criar a consciência de que a exposição excessiva ao sol sem a devida proteção causa o câncer de pele.Câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, temos os diferentes tipos de câncer.

 

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR