CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

02 de julho de 2018

Dia do Hospital

Em 2 de julho comemora-se o Dia Nacional do Hospital, em função da inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo, ter ocorrido no mesmo dia no ano de 1944. A data foi criada pelo então Presidente Getúlio Vargas para homenagear todos os profissionais envolvidos no dia a dia de um hospital. Porém, o Dia Mundial do Hospital foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 14 de julho, com o objetivo de que os assuntos pertinentes à área fossem debatidos anualmente pela sociedade.

A palavra hospital origina-se do latim hospitalis, que significa "ser hospitaleiro", acolhedor. Pesquisadores afirmam que os primeiros hospitais surgiram no Ceilão em 431 a.C., local onde localiza-se hoje o Sri Lanka. Dois séculos mais tarde, foram construídos na Índia locais para recuperação dos enfermos, mas o tratamento ainda era muito relacionado com o ocultismo e de eficácia duvidosa.

Por volta de 100 a.C. os romanos introduziram na Europa instituições agora mais semelhantes aos hospitais atuais, os chamados "valetudinarium", destinados à assistência aos feridos em guerra. A partir do século IV, surge aquele que seria o principal modelo para os hospitais modernos, as instituições comandadas pelos sacerdotes e religiosos da época, aproveitando o momento de crescimento do cristianismo. Eram mosteiros que serviam de abrigo para viajantes e pessoas pobres e doentes. Eram tratados através de plantas medicinais colhidas em seus jardins e já possuíam uma espécie de farmácia. Na Idade Média, as ordens religiosas continuaram a liderar a criação de hospitais.

O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus

A relevância do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus para a rede 100% SUS, hoje, é fato. Não foi à toa que o risco de encerramento do atendimento ganhou as redes sociais nos últimos dias. Em 2017, o HMTJ realizou mais de 75 mil consultas nos ambulatórios clínicos e cirúrgicos em 32 especialidades diferentes; foram mais de 29 mil atendimentos de fisioterapia; cerca de 18 mil exames especializados nas áreas de gastroenterologia, urologia, raios X e ultrassonografia; além de quase 5 mil de endoscopia e colonoscopia. Na Cardiologia, foram cerca de dois mil exames especializados, entre ecocardiografias e testes ergométricos.

O resultado de 2017 somou mais de 130 mil procedimentos ambulatoriais realizados exclusivamente para pacientes do SUS, incluindo pequenos procedimentos cirúrgicos. E o HMTJ vai além e cumpre seu papel social, participando de ações de esclarecimento e prevenção da saúde em campanhas como o Dezembro Laranja (em Dermatologia) e Salas de Espera sobre prevenção do câncer de mama, útero e próstata, uso correto de medicamentos, prevenção de infecções e muitas outras.

O suporte como hospital geral ainda contabilizou, em 2017, mais de 11 mil internações de média complexidade, quase 500 de alta complexidade. Além de mais de 14 mil diárias de internação em UTI, sendo mais de 11 mil de UTI Adulto e as demais em UTI neonatal e pediátrica.

Este resultado não se traduz apenas em números. O reconhecimento da população nas redes sociais teve como manifestação principal a qualidade e a humanização do atendimento. Uma assistência diferenciada, realizada por profissionais competentes e comprometidos.


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR