CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

26 de junho de 2014

Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas

O dia 26 de junho foi designado pela ONU como o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. O Brasil adotou-o com o Dia Nacional de Combate às Drogas, cujas comemorações nas escolas e entidades se estendem por mais de uma semana, tal a importância que o tema suscita em toda a sociedade.

Hoje é muito fácil obter informações sobre as drogas, pois o acesso aos meios de comunicação é viável para todos. Isso pode ser bom, mas ao mesmo tempo também pode ser uma porta aberta para o consumo, já que há muitas propagandas a favor do vício, direta ou indiretamente, sobretudo em novelas.

É importante dizer que pais e educadores precisam estar bem informados sobre os perigos e as consequências das drogas e sempre manterem conversas com os filhos de maneira franca, pois o diálogo ainda é o melhor caminho.

A dependência química é uma doença crônica e reincidente, caracterizada pelo consumo compulsivo de drogas. Por mais que as drogas sejam atraentes e prazerosas no início, a realidade do vício é bem diferente. O viciado passa por uma experiência terrível de angústia, insegurança e medo. A família sofre tanto quanto ele.

As drogas já se tornaram um mal social em todo mundo e no Brasil os dados são particularmente alarmantes. É na família que se deve começar a luta contra o narcotráfico, com continuidade nas salas de aula, para que os jovens sejam reeducados e reintegrados ao convívio social, livres do vício e da violência.

O que fazer para evitar as drogas na sua família?

  • Bom diálogo familiar: o bom relacionamento familiar entre pais e filhos, marido e mulher, gera confiança suficiente para conversar sobre drogas;
  • Organizar na sua empresa, escola ou comunidade, atividades que abordem temas relacionados às drogas ou que diminuam as causas que levam as pessoas a usarem drogas;
  • Informando e denunciando: os traficantes de drogas são muitas vezes protegidos pela "lei do silêncio", por isso existem formas de denúncia anônima;
  • Conversando com o usuário de drogas: geralmente são os familiares ou amigos que percebem que a pessoa está usando drogas. Neste momento o principal é saber o que fazer e o que não fazer.
  • O que fazer? Acolhimento e apoio mesmo nos momentos mais difíceis.

 

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR