CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

01 de dezembro de 2014

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS

O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A escolha desse dia se deu por uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde com apoio das Organizações das Nações Unidas, em outubro de 1987. A data serve para discutir questões relacionadas à vulnerabilidade ao vírus, reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. É uma forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e Órgãos Públicos. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988 por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde, envolvendo governos federal, estaduais, distritais e municipais.

 

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença provocada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico do doente, mais precisamente os linfócitos T CD4+, e provoca uma alteração no mecanismo de defesa do corpo, ocasionando o surgimento mais frequente de doenças.

 

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS, e foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual AIDS, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de AIDS. A imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a AIDS, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.

 

Na década de 80, o diagnóstico positivo de HIV era motivo de pânico e uma garantia de morte rápida. Além disso, o preconceito e a discriminação contra os soropositivos eram muito maiores que atualmente. Apesar de hoje a grande maioria da população conhecer as formas de transmissão e entender que não existem grupos de risco, muito preconceito envolve os portadores de HIV. Sendo assim, a data funciona até hoje como uma forma de diminuir a discriminação e de quebrar muitas concepções erradas sobre a AIDS.


COMO SE PREVENIR:

  • Uso da camisinha em todo contato íntimo;
  • Sempre utilizar seringas e agulhas descartáveis;
  • Uso de luvas para manipular feridas ou líquidos corporais;
  • Seguir o tratamento da AIDS durante a gravidez para evitar a contaminação do bebê;
  • Mãe portadora do vírus HIV não deve amamentar seu bebê.

Não se pega AIDS através do contato com a saliva, suor, lágrimas e:

  • Através do beijo, abraço, cumprimento;
  • Masturbação com preservativo;
  • Usar o mesmo sabonete, toalhas ou lençóis;
  • Frequentar a mesma piscina, usar a mesma banheira;
  • Picada de insetos;
  • Usar o mesmo copo, prato ou talher.

 

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR