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29 de setembro de 2014

Dia Mundial do Coração

Além da genética, o principal motivo que faz os índices de doenças do coração subir são os hábitos nada saudáveis de jovens, adultos e idosos no País. Por isso, os hospitais estão cheios de pacientes com diversos problemas cardiovasculares, entre eles o infarto, angina, obstrução das artérias coronárias, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e, o mais comum, hipertensão arterial.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo. Estima-se que elas causem 17,3 milhões de mortes por ano. A melhor forma de evitar o surgimento dessas doenças é a prevenção, através da adoção de hábitos de vidas saudáveis.

  • Abaixo algumas dicas para quem quer cuidar bem do coração:


- Adote uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, hortaliças, cereais integrais e castanhas. Reduza a ingestão de gorduras, doces e refrigerantes. Substitua o leite integral por desnatado; prefira os queijos brancos. Não exagere no sal. Coma peixe 2 a 3 vezes por semana; sardinha, atum e salmão são os mais ricos em Ômega 3. E beba 6 a 8 copos de água por dia;

 

- Mexa-se! Pratique 30 minutos de exercício físico 4 a 5 vezes por semana. Mas, antes de iniciar qualquer atividade, é preciso passar por avaliação de um médico clínico ou cardiologista;

- Diga não ao Stress! Cultive o bom humor, não guarde mágoas, relaxe. Aulas de Yoga, alongamento e dança são excelentes opções;

 

- Fim ao tabagismo. Não é fácil se livrar do cigarro, mas há grupos de apoio e opções de tratamento medicamentoso para ajudar;


- Visite periodicamente seu médico. Manter bons níveis de pressão arterial, glicose e colesterol são essenciais para a saúde do seu coração;

 

Cuide-se bem para viver mais e melhor. Nunca é tarde para começar. O seu coração agradece.

 

 


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