CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

14 de junho de 2017

Dia Mundial do Doador de Sangue

Trazemos a pessoa amada e volta!


Lendo essa frase, logo associamos àqueles cartazes de jogos de cartas, búzios e tarôs. Mas na verdade, pode significar algo muito mais profundo e humano. A frase acima pertence a uma campanha da Leo Burnett para a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Desse modo, ao doar órgãos você pode ajuda a salvar milhares de vidas e contribui para transformar a sociedade e pessoas.


Além dos órgãos, o sangue também pode ajudar milhares de pessoas em risco e manter junto a seu lado quem você mais gosta. Nesse 14 de junho, Dia Internacional do Doador de Sangue, ajude a manter essa corrente e dedique um pouco do seu tempo a quem precisa.

 

Por que doar sangue


Apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue. O fluido é insubstituível e é utilizado para diversas finalidades, como tratamento de pessoas com doenças crônicas, alguns tipos de câncer, transplante, cirurgias eletivas de grande porte, acidentes ou outras situações que necessitam de transfusão.


O Sistema Único de Saúde (SUS) e da Hemorrede Pública Nacional encontram-se com os estoques no limite, e apresentam dificuldades na manutenção dos estoques, precisando sempre de mais doadores.


Após a doação, o sangue passa por um processo que irá separar seus três componentes: hemácias, plasma e plaquetas. E não há desculpa para não doar. O procedimento é rápido, durando no máximo 15 minutos, e não dói.


O volume coletado é de aproximadamente 450 ml, o que representa menos de 13% do total de sangue do corpo de um adulto.
• O doador não se expõe a nenhum risco de contaminação.
• A doação de sangue não engorda e nem emagrece, não afina e nem engrossa o sangue.
• Não é necessário jejum, porém após o almoço ou jantar pede-se um intervalo de 3 horas para iniciar a doação.
• Não exige mais doações.

 

Como e quem pode doar sangue


No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. É preciso pesar, no mínimo, 50kg e estar em bom estado de saúde. O doador deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não é necessário estar de jejum. No dia da doação deve-se levar documento de identidade com foto.


A doação é voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco. Atualmente, 32 hemocentros coordenam os 530 serviços de coleta distribuídos por todo o País. A doação pode ser feita nos postos fixos do Hemocentro do seu estado ou através das equipes móveis.

 

Alguns dos requisitos para doar sangue:

 

- Ter boa saúde,
- Ter mais de 18 anos,
- Pesar acima de 50 kg,
- Não estar grávida,
- Não estar em jejum,
- Não estar doente e/ou com febre,
- Não utilizar medicamentos,
- Não ter hepatite B ou C, Aids, Doença de Chagas, Malária
- Não utilizar drogas injetáveis.

 

Seja um doador e ajude quem tanto precisa de seu apoio!

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR