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20 de outubro de 2014

DIA MUNDIAL E NACIONAL DA OSTEOPOROSE

O Dia Mundial da Osteoporose, celebrado em 20 de outubro, é uma data para chamar atenção para o problema que, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil. Conscientizar a população sobre as formas de combate à doença é o principal objetivo do dia. Idosos, principalmente mulheres pós-menopausa, são os que mais sofrem da osteoporose. Além da idade avançada, outros fatores de risco são histórico familiar, dieta pobre em cálcio e vitamina D, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal.

A osteoporose é um problema silencioso, assintomático, que ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea. O  principal objetivo da prevenção e do tratamento é evitar fraturas, que ocorrem mais comumente em locais como coluna, punho, braço e quadril. Nos idosos, a osteoporose pode levar a complicações sérias como dores crônicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a osteoporose apresenta índices de crescimento significativo à medida que a população cresce e envelhece. Como um problema de saúde global, ela está atrás apenas das doenças cardiovasculares. Uma pesquisa realizada este ano, pela Brazilian Osteoporosis Study (Brazos), mostrou que cerca de 90% dos brasileiros já ouviu falar sobre a doença, mas desconhece a prevenção e acredita que ela seja consequência natural do envelhecimento e, por isso, inevitável. 

A doença não tem cura, mas pode ser prevenida e tratada por médicos especializados e com excelentes resultados, se diagnisticada com precisão e precocemente, através da densitometria óssea, exame de fácil realização, indolor e de alta precisão. Com esse exame pode-se detectar a doença quando há perda de menos de 1% da massa óssea.

Abaixo algumas dicas de especialistas para combater esse mal:

  • Beba bastante leite: são recomendados 1.200mg de leite por dia, e para quem não gosta recorrer a outros laticínios como queijo, por exemplo;
  • Mantenha uma boa alimentação: cardápio variado com nutrientes necessários para o processo complexo que mantém a integridade dos ossos, como proteína das carnes, cálcio e alimentos integrais;
  • Pratique exercícios: exercícios de impacto mínimo, caminhada é a mais recomendada;
  • Tome sol: expor-se à luz do sol por 15 minutos todos os dias sem filtro solar também é muito importante. O sol deve incidir sobre a face, tronco superior e braços. Evitar o sol após 10 horas da manhã.

 

 


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