CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

31 de maio de 2016

Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco - 31 de maio - foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Muitos órgãos e instituições já trabalham a questão, visando não só conscientizar, mas tratar os tabagistas. Algumas empresas estabelecem metas para tentar livrar os ambientes do cigarro e cada vez mais esta é uma droga condenada por seus malefícios à saúde.


O INCA (Instituto Nacional do Câncer) disponibiliza um site para ajudar no controle deste problema com orientações, informações e formas de tratamento. Aqui vão algumas dicas e dados básicos, mas você pode ver tudo o que o órgão discute sobre o tema em http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa-nacional-controle-tabagismo/tratamento-do-tabagismo.

 

Por que as pessoas fumam?


A nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco é considerada droga por possuir propriedades psicoativas, ou seja, ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário que pode induzir ao abuso e dependência. O quadro de dependência resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo para consumir a droga, estabelecendo-se assim um padrão de auto-administração caracterizado pela necessidade tanto física quanto psicológica da substância, apesar do conhecimento de seus efeitos prejudiciais à saúde.


Quer parar de fumar?


Equivocadamente muitas pessoas acreditam que o tabagista é um "viciado", "sem força de vontade", "que não deixa de fumar porque não quer". Não é isso. Na verdade quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco. Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema. Portanto, se você quer parar de fumar comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar outra coisa que goste de fazer para se distrair e relaxar.


Acesse na biblioteca o fôlder "Você está querendo parar de fumar?".
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/5be837804eb68654920092f11fae00ee/DaniDaher.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=5be837804eb68654920092f11fae00ee

 

Se não consegue parar de fumar sozinho procure um tratamento especializado. Para informações mais detalhadas, favor consultar a Coordenação de Controle do Tabagismo da sua Secretaria Estadual e/ou Municipal de Saúde.

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR