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08 de agosto de 2014

DIA NACIONAL DE COMBATE AO COLESTEROL

No dia 8 de Agosto comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, um alerta a população sobre mudanças de hábitos alimentares, a prática de atividades físicas, o abandono do tabaco e o cuidado especial que devemos ter com a saúde.

O colesterol elevado, mal que atinge muitos brasileiros e age silenciosamente, é considerado a principal causa de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame). Ambos se enquadram no grupo de doenças cerebrovasculares e são os que mais matam no Brasil e no mundo. Por isso, nesse dia, é muito importante alertar as pessoas para a prevenção do problema.

O colesterol é um tipo de gordura presente em grande parte dos alimentos, sobretudo na carne vermelha. Ele se divide em dois tipos, o LDL conhecido como mau colesterol, que é absorvido pelos vasos sanguíneos e gera a placa de gordura que causa obstrução. E há também o HDL, ou bom colesterol, que retira o colesterol ruim da parede do vaso e o leva para o fígado, onde é metabolizado.

Dicas para evitar o alto colesterol

·         Cuidar da alimentação ingerida diariamente;

·         Praticar exercícios frequentemente;

·         Evitar o tabaco e as bebidas alcóolicas;

·         Evitar excessos de gorduras e doces;

·         Evitar gorduras de origem animal (manteiga, banhas e as gorduras presentes nas carnes);

·         Controlar o peso, já que a obesidade aumenta o colesterol;

·         Controlar o emocional, pois o estresse também pode interferir no colesterol.

Quando se fala da prática de atividade física vale ressaltar que ela deve ser  regular (pelo menos três vezes por semana, por no mínimo 30 minutos), e é importante destacar também que os exercícios devem ser aeróbicos, tais como andar, correr, pedalar, nadar, porque proporcionam o aumento da captação de oxigênio pelo organismo.

E com relação à alimentação é importante reduzir a ingestão de gorduras saturadas, frituras, sal, açúcar e seguir uma dieta rica em frutas, vegetais e cereais integrais (aveia, centeio, farelo de trigo, farinha de linhaça, arroz integral, etc).Alguns alimentos contribuem para diminuir o colesterol ruim, são eles: azeite de Oliva, castanha do pará, linhaça, abacate e nozes. Vale também incluir nas refeições mais peixes marinhos (sardinha, salmão, atum, anchova, cavalinha, que são ricos em ômega 3).

Seguindo estas dicas você certamente estará cuidando da sua saúde evitando esse mal. Claro que o ideal é fazer exames uma vez por ano a partir dos 10 anos de idade, e com atenção maior depois dos 30. Se tiver antecedente na família de doenças cardiovasculares, o indicado é começar o tratamento na infância e continuar ao longo da vida.

Viva mais, viva melhor, combata o colesterol ruim.....

 

 


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