CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

29 de outubro de 2014

DIA NACIONAL DO LIVRO

O Dia Nacional do Livro é comemorado no dia 29 de outubro porque foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional. O fato está ligado à vinda da família real ao Brasil e para celebrar esta data que foi instituído o Dia Nacional do Livro. Esse acontecimento foi marcante e de extrema importância para a popularização do livro, já que a biblioteca permite acesso fácil à leitura para qualquer pessoa, disseminando o conhecimento.

Na Antiguidade, o livro era bem diferente do que conhecemos hoje, pois não existia papel para registrar a escrita. Utilizavam-se os mais diversos materiais, como cascas de árvores, folhas de palmeiras, tabuinhas de barro ou cera, papiro, blocos de pedra ou pergaminho, obtido da pele de animais.Hoje, em razão da alta tecnologia, os livros são produzidos em larga escala, nos mais diferentes tipos e padrões, abordando os mais diversificados assuntos e colocados no mercado com rapidez.

O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos nossa capacidade crítica e criativa, por isso o hábito da leitura deve ser incentivado desde a infância.

Abaixo algumas dicas importantes de como conservar os seus livros:

  • Evite tirar o livro da estante puxando pela borda superior da lombada. Isto danifica a encadernação. A forma correta de pegar é empurrando os volumes laterais, retirando o exemplar desejado pelo meio da lombada;
  • Evite folhear livros com as mãos sujas;
  • Evite fumar, beber ou comer nas bibliotecas ou mesmo em casa enquanto lê uma obra;
  • Contato permanente com a luz solar faz mal à saúde do livro;
  • Evite largar os livros dentro do carro;
  • Evite reproduzir livros frágeis ou muito antigos em copiadoras;
  • Evite apoiar os cotovelos sobre eles.

 

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR