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07 de julho de 2015

Dicas para manter-se saudável no inverno

Manter-se saudável no inverno é um desafio, especialmente em cidades com clima instável, como Juiz de Fora. As chamadas "doenças de inverno" - gripes, resfriados e problemas respiratórios, além de alergias -, são um risco para as pessoas mais predispostas. Mas há como se prevenir e ficar atento para evitar desagradáveis períodos de cama.


. Hidratação - é fundamental tomar muito líquido. A queda da temperatura nos faz esquecer da sede, às vezes, mas a hidratação frequente é indispensável para manter o organismo em funcionamento, favorecendo a circulação, músculos e respiração. Beber muito líquido é ainda mais importante se algum resfriado já pegou você de surpresa com as mudanças de temperatura. Água é sempre a melhor opção, pelo menos 2 litros por dia.


. Alérgicos - atenção a cobertores que soltam pelos. Tente mantas de tecido sintético ou algodão para prevenir rinites e outros quadros alérgicos. Cuidado com roupas guardadas por muitos meses. Lavar é o ideal antes de usar, ou deixe-as por um tempo fora do armário para arejarem.


. Durma em local arejado e umedecido. Pode-se utilizar umidificadores de ar, toalhas molhadas ou reservatórios com água nos quartos;


. Use óleos e cremes hidratantes para evitar o ressecamento da pele;


. Agasalhe-se antes de sair ao ar livre. Bruscas mudanças de temperatura podem facilitar a ocorrência de doenças;


. Exercícios - é importante manter uma rotina de exercícios, mesmo com a queda da temperatura. Se estiver frio demais, procure uma academia. Mas cuidado com locais muito cheios e pouco arejados. Tente formas alternativas”de se exercitar, como pular corda, lutar boxe e dançar. E lembre-se de se alongar antes e depois.


. Muito cuidado com a alimentação. A época é propícia para comidas gordurosas e doces, pois o organismo cobra nutrientes. Manter uma dieta balanceada é fundamental para o bom funcionamento do organismo.


Evite
. banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele;
. exposição prolongada a ambientes com ar condicionado quente ou frio;
. desprezar o filtro solar, especialmente se o tempo estiver limpo, os raios UV continuam prejudicando a pele mesmo com o sol mais ameno;
. levantar poeira ao varrer a casa. Prefira pano úmido ou aspirador de pó.


Lembre-se de:
. sempre arejar a casa, especialmente em dias de sol;
. usar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento;
. lave as mãos com frequência para combater bactérias e vírus.

.

 

 


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