CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

24 de dezembro de 2014

Excessos de final de ano colocam as comemorações e a saúde em risco

As festas de final de ano estão chegando... Natal, Réveillon, comemorações com a família, confraternização com os amigos, festinhas no trabalho, e claro, nesses momentos bebidas e guloseimas não podem faltar. Fartura de comidas e bebidas, horas e horas de divertimento, troca de presentes. O problema é que as comemorações chegam acompanhadas de muitos exageros. E, são eles, os vilões da saúde e do bem-estar. Passar dos limites com a quantidade de comida e de bebida e passar muitas horas sem dormir tem seu preço.

 

Na hora da alimentação, é recomendável prestar bastante atenção para não prejudicar o funcionamento do organismo. O ideal é não exagerar na quantidade, já que se torna inevitável resistir à oferta de alimentos. Isso porque o organismo segue um ritmo de trabalho, e quando os alimentos são consumidos em exagero, ocorrem reações como, por exemplo, a sobrecarga do fígado, pâncreas e estômago.

 

Para amenizar os efeitos dos nutrientes gordurosos e ricos em sal e gorduras, especialistas enfatizam que é necessário beber muita água e cuidar com a alimentação no dia seguinte. Os alimentos frescos, como saladas, legumes e muitas frutas, ajudam a eliminar toxinas e excessos prejudiciais a vários órgãos do corpo e favorecem o funcionamento intestinal.

 

Um problema sério que pode ocorrer é a intoxicação alimentar. Uma doença infecciosa que ocorre em pessoas que tenham consumido alimento contaminado por vermes ou por bactérias. As crianças, idosos e gestantes são mais vulneráveis e podem ter desidratação em poucas horas. Os sintomas da doença são: língua seca, fraqueza, sensação de desmaio, ausência de urina, vômitos e diarreia. Nesses casos, é importante procurar um médico imediatamente.

 

Uma boa dica que ajuda a desintoxicar o organismo: uma dieta saudável de desintoxicação por dois ou três dias após as festas, baseada em suco de frutas, frutas frescas, iogurte, queijo magro, cereais e água de coco. O correto é não passar mais de três horas sem se alimentar.

 

 

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR