CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

21 de abril de 2017

O Patrono da Odontologia

Hoje, 21 de abril, Dia de Tiradentes é feriado em todo o território nacional. Muita gente sabe que ele foi o mártir da Inconfidência Mineira em 1792, e que tinha a função de arrancar dentes das pessoas, de onde vem seu apelido "Tiradentes". Mas como era a profissão naquele tempo?
Naquela época, o ofício de dentista não existia e as atividades eram realizadas por barbeiro ou "sangrador", termos usados até o século XIX para designar as carreiras que cuidavam da saúde bucal.


Além de cortar, pentear os cabelos e barbear, o Barbeiro era o responsável por fazer curativos nos machucados e, em alguns casos, operações cirúrgicas pouco importantes. Como tinham grande habilidade manual, passaram também a atuar na boca, fazendo extrações dentárias. Já o sangrador, era o responsável pelas sangrias (retirada do sangue), prática comum através de sanguessugas e ventosas.


Na sua juventude, Joaquim José da Silva Xavier, trabalhou como mascate e minerador, mas também se dedicou à profissão de "dentista", o que lhe garantiu o apelido de Tiradentes, pois esculpia em marfim ou osso de canela de boi, coroas artificiais para substituir os dentes que faltavam, ganhando fama na época.


Joaquim nasceu entre São José (Tiradentes) e São João del Rey. Filho de Domingos da Silva Xavier e de D. Antonia da Encarnação Xavier, ficou órfão aos 11 anos, sendo encaminhado para a casa do tio, o cirurgião Sebastião Ferreira Leitão, especialista em arrancar dentes e substituí-los por novos. Foi o parente quem ensinou à Joaquim a arte de tirar dentes.


Com o passar do tempo, foi surgindo a necessidade de criar um cuidado especializado para a profissão da Odontologia. Em 1964 surgem o Conselho Federal e os Conselhos Regionais, e em 1966, um grupo de Cirurgiões-Dentistas leva ao Congresso Nacional um Projeto de Lei regulamentando a profissão para disciplinar e fiscalizar seu exercício, em todo o país.


Atualmente, a os profissionais de Odontologia se preocupam com o bem-estar do cidadão e melhorar a saúde bucal faz parte da história de todos os dentistas brasileiros. O dia 21 de abril fez as homenagens para Tiradentes fossem para além do ambiente político, pois ele representa a primeira ação voltada à saúde bucal no Brasil, se convertendo no patrono da Odontologia.

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR