CANAIS INTERATIVOS

Canal HMTJ

14 de abril de 2017

Seriados para curtir o feriado

Mais um feriado chegando e a gente só quer estudar relaxar. Pra quem está com os estudos em dia, pode aproveitar o tempo de descanso e colocar aquela série em dia ou começar uma nova. Para os apaixonados por hospitais, clínicas, consultórios e seringas, selecionamos 10 seriados sobre o tema que vão fazer você largar o chocolate e grudar na TV!

 

1 - ER - Plantão Médico (1994 - 2009)

É sem dúvida um dos maiores clássicos entre os seriados médicos. ER (Emergency Room) teve 15 temporadas e era transmitido pelo canal pago Sony, posteriormente sendo lançado na Rede Globo e SBT. Sob a ótica de médicos e enfermeiros, a série aborda o cotidiano da emergência de um hospital público de Chicago. Temas como as questões profissionais e as histórias dos pacientes misturam-se aos dramas pessoais vividos pelos personagens do seriado, que teve como um dos protagonistas o ator George Clooney. ER foi ganhador de 6 Emmys.


2 - Grey's Anatomy (2005 - presente)
O carro-chefe da ShondaLand (uma produtora de televisão americana fundada pela roteirista/produtora de televisão Shonda Rhimes), Grey's Anatomy estreou em 2005. Desde então já acumulou vários prêmios e caminha para a 13ª temporada. O drama conta a história da residente Meredith Grey no hospital cirúrgico Seattle Grace, e de seus colegas, orientados por médicos que estão determinados a transformá-los em ótimos profissionais ou acabar com suas carreiras.


3 - Dr. House (2004 - 2012)
Extinto em 2012, House deixou saudades nos milhares de fãs que conquistou pelo mundo. Interpretado por Hugh Laurie, a série conta a história do Dr. Gregory House, um infectologista e nefrologista que se destaca tanto pelo talento extraordinário em diagnósticos, mas também por sua imensa arrogância e mau humor.


4 - Scrubs (2001 - 2010)
Uma abordagem mais leve sobre a medicina e a enfermagem fez com que esse seriado se tornasse um grande sucesso comercial. A série mostra o dia a dia agitado de médicos residentes no Hospital Sacred Heart, um hospital-escola superlotado de pacientes. O protagonista John "J.D" Dorian aprende além das técnicas médicas, questões relacionadas à amizade e vida.


5- Nurse Jackie (2009 - 2015)
A série encerrou com ótimas sete temporadas. Ela retrata o dia a dia de Jackie Peyton, interpretado pela excelente Edie Falco, uma enfermeira viciada que possui uma vida cheia de problemas e segredos. Mas dentro da sua profissão, sempre faz o melhor possível para seus pacientes e se dedica ao máximo, mesmo que isso lhe traga alguma consequência. É uma série que mescla um pouco de drama com comédia, e que possui um ótimo elenco e histórias envolventes.


6 - Nip/Tuck (2003 -2010)
Uma série para quem curte a cirurgia estética e a vaidade. Os protagonistas, Sean McNamara (Dylan Walsh) e Christian Troy (Julian McMahon), dois médicos de Miami, mostram o lado negro do universo estético, onde as pessoas só se preocupam com a beleza exterior. A série mostra como esses valores podem tornar a vida dolorosa e patética.


7 - Private Practice (2007 - 2013)
Private Practice foi uma série derivada de Grey's Anatomy, e portanto, criada por Shonda Rhimes. A série conta a trajetória da médica Addison Montgomery, interpretada por Kate Walsh, quando ela deixa o Seattle Grace Hospital, e abre um consultório particular em Los Angeles.


8 - A Young Doctor's Notebook (2012 - 2013)
O eterno Harry Potter Daniel Radcliffe interpreta o recém-formado médico Vladimir Bomgard, que aos 25 anos é mandado pelo governo à cidade rural de Muryovo. A série mostra o personagem principal em duas fases diferentes da sua vida. Uma, já mais velho e viciado em morfina, lendo seu antigo caderno de anotações, (aqui interpretado pelo ator John Hamm de "Mad Men") e outra, quando ainda era jovem na cidade de Muryovo. Assim, ele retorna a 1917, às vésperas da revolução russa, onde se reencontra e descobre mais sobre si mesmo e as dificuldades do primeiro emprego.


9 - The Knick (2014 - 2016)
Estrelada pelo talentoso Clive Owen, que também assina a produção executiva, a série retrata a Nova York de 1900 e os avanços tecnológicos da virada do século XIX para o século XX. A história se baseia no Hospital Knickbocker e recria os atendimentos médicos à população numa época em que havia poucos recursos, altos índices de mortalidade, nenhum antibiótico e a utilização de éter como anestésico. A série se destacou por levantar questões polêmicas como o aborto clandestino e o racismo, uma vez que mostra o primeiro médico negro a trabalhar num hospital nos Estados Unidos.


10 - Unidade Básica
Chegou a vez de ter um seriado brasileiro na lista! A série "Unidade Básica" é uma criação do Canal Universal com a Gullane Filmes e estrelado por Caco Ciocler e Ana Petta. A série de ficção é 100% brasileira e aborda o dia a dia de uma equipe de uma Unidade Básica de Saúde em São Paulo. Ciocler interpreta Dr. Paulo, médico experiente e idealista, enquanto Ana faz o papel de uma médica recém-formada que cai de paraquedas no atendimento público de saúde. Cada episódio retrata casos de diferentes pacientes, seguindo a fórmula de sucesso americana (como House) sem deixar de lado as particularidades da realidade brasileira. Ao decorrer dos episódios, vão surgindo também pistas sobre a história de cada um dos personagens.


Bônus:


Psi (2014 - presente) e Sessão de Terapia (2012 - 2014)
Essas séries são para quem gosta da psiquiatria. Psi é uma série ambientada em São Paulo, e é baseada no livro do psicanalista, psicólogo e psiquiatra, Carlo Antonini. Os episódios foram gravados a partir de trechos e relatos apresentados no livro e demonstram a complexidade em se tratar a mente humana. Emilio de Mello interpreta o médico e trata de neuras e questões da sociedade moderna, passando por "cutting" (uma espécie de automutilação) e pessoas que gostam de fazer sexo de risco e se expor à aids. A série conta com a participação da atriz Cláudia Ohana, que também interpreta uma médica, a melhor amiga de Carlo (Valentina). Além de atender no seu consultório, Carlo investiga por conta própria crimes e casos complexos da capital paulista. A série já está na sua 3ª temporada e é transmitida pelo canal HBO.


O seriado Sessão de Terapia foi criado pelo canal GNT e teve Selton Mello como diretor. Também ambientada em um consultório de psicanálise, a série acompanha o tratamento dos pacientes com o terapeuta Theo Cecatto, interpretado pelo ator José Carlos Machado. Cada dia da semana é marcado pelos dilemas, dores e alegrias dos personagens que atende e de seu próprio mundo, quando visita sua própria terapeuta, a Dra. Dora Aguiar (Selma Egrei).
Sessão de Terapia foi a adaptação brasileira da série israelense BeTipul, criada pelo psicanalista israelita Hagai Levi. Foi igualmente inspirada na versão americana da série, In Treatment, estrelada por Gabriel Byrne, no canal HBO.

 

 

 


Canais Interativos

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR