Ensino

Biblioteca (Suprema e HMTJ)

Condi√ß√Ķes de Acessibilidade

A FCMS/JF cumpre √†s pol√≠ticas de acessibilidade plena com uma educa√ß√£o inclusiva ao adequar suas instala√ß√Ķes de infraestrutura para atender as pessoas com necessidades especiais (f√≠sica, intelectual e/ou sensorial) e de pessoas com mobilidade reduzida (permanente ou tempor√°ria).


Esta tem a perspectiva da acessibilidade, de apoio ao discente possibilitando a remo√ß√£o de todo o tipo de obst√°culos que impe√ßa o bom desenvolvimento acad√™mico do p√ļblico-alvo que comp√Ķe o grupo da educa√ß√£o especial, garantindo condi√ß√Ķes de igualdade no acesso, na perman√™ncia e na terminalidade dos estudos na educa√ß√£o superior.


Nesse sentido, a IES se preocupou em oferecer aos estudantes, t√©cnicos-administrativos e docentes um espa√ßo institucional denominado N√ļcleo de Acessibilidade. Para tanto, observou as diversas legisla√ß√Ķes vigentes e preconizadas pelo INEP/MEC na Nota T√©cnica DAES/INEP 025/2015. Visando √† seguran√ßa e √† autonomia, possui vagas reservadas para autom√≥veis de pessoas com defici√™ncia com entradas acess√≠veis e interligadas √†s principais fun√ß√Ķes de cada bloco segundo NBR 9050/2004; Capitulo IV; Lei N¬ļ 10.098/200. Rampas de acesso, sinaliza√ß√£o t√°til em braile, banheiros adaptados, elevadores para os pisos superiores, atendimento priorit√°rio nos servi√ßos acad√™micos, rotas de fuga, sa√≠das de emerg√™ncia e √°reas de resgate sinalizadas de acordo com se√ß√£o 5-NBR 9050/2004, refor√ßam o compromisso com acessibilidade segundo Se√ß√£o 6-NBR 9050/2004.


Os laborat√≥rios de aulas pr√°ticas possuem portas de f√°cil acesso, torneiras de f√°cil manuseio por pessoas com defici√™ncia f√≠sica e adapta√ß√£o de acionamento manual, al√©m de computadores com programas para atender √†s pessoas com defici√™ncia visual: Braille F√°cil, Dosvox e Jaws. Assim, no sentido de possibilitar a inser√ß√£o social e acessibilidade plena, a FCMS/JF alinhou totalmente suas estruturas f√≠sicas e de ensino em conformidade com normativas em vigor no sentido de apoiar e atender todas as pessoas com necessidades educacionais especiais para que as mesmas possam participar das atividades dispon√≠veis, incluindo o uso de seus produtos, servi√ßos prestados e acesso √†s informa√ß√Ķes.


A acessibilidade plena e inser√ß√£o social previstas t√™m como objetivo proporcionar a percep√ß√£o do ambiente e a utiliza√ß√£o aut√īnoma e segura dos mesmos, edifica√ß√Ķes, mobili√°rios e equipamentos. Para atender √†s necessidades dos deficientes f√≠sicos, a FCMS/JF disponibiliza: capacita√ß√£o de funcion√°rios, docentes e t√©cnico-administrativos na recep√ß√£o e acolhimento; vagas exclusivas de estacionamento; rampas de acesso e cal√ßadas rebaixadas; elevadores; salas de aula e laborat√≥rios com √°reas adapt√°veis; sanit√°rios pr√≥prios com √°rea de transfer√™ncia para a bacia sanit√°ria; acompanhamento psicopedag√≥gico e comunica√ß√£o visual eficiente.


Para atender √†s necessidades dos deficientes auditivos, disponibiliza: capacita√ß√£o de funcion√°rios docentes e t√©cnico-administrativos na recep√ß√£o e acolhimento; uso da linguagem brasileira de sinais (Libras); acompanhamento psicopedag√≥gico e comunica√ß√£o visual eficiente. ¬†O Projeto Pedag√≥gico do Curso de Medicina da Faculdade de Ci√™ncias M√©dicas e da Sa√ļde de Juiz de Fora (FCMS/JF) - garante tamb√©m a oferta LIBRAS como disciplina optativa do curso com 40h, conforme determina a legisla√ß√£o vigente (Dec. N¬į 5.626/2005).


Quanto às necessidades dos deficientes visuais, disponibiliza: capacitação de funcionários docentes e técnico-administrativos na recepção e acolhimento; adaptação de toda a comunicação visual disponível com a linguagem Braile; computadores adaptados; acompanhamento psicopedagógico; e piso tátil de orientação e de alerta.


Para atender às necessidades dos deficientes intelectuais e do transtorno do espectro autista, disponibiliza: capacitação de funcionários docentes e técnico-administrativos na recepção e acolhimento e acompanhamento psicopedagógico.


A FCMS/JF entende como defici√™ncia m√ļltipla a associa√ß√£o, no mesmo indiv√≠duo, de duas ou mais defici√™ncias e atender√° esses estudantes de acordo com as necessidades espec√≠ficas de aprendizagem. Objetivando a essas necessidades, disponibiliza todos os recursos supramencionados associados de forma a atender as necessidades espec√≠ficas do indiv√≠duo portador. Os alunos com superdota√ß√£o/altas habilidades s√£o acompanhados no que tange a sua aprendizagem pelo N√ļcleo de Acessibilidade.

 

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