CANAIS INTERATIVOS

NOTÍCIAS

26 de abril de 2018

Davi, pura simpatia, comoveu a equipe do HMTJ que já viu mais de 50 histórias parecidas

O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus já recebeu mais de 50 pacientes de outros estados para cirurgia cardíaca, mas Davi Gabriel dos Santos Silva, de apenas seis anos, tem comovido a equipe de forma diferente. "Ele é especial, é diferenciado" é o que se escuta de muitos que já o conheceram. E sua história, ainda tão curtinha, é muito tocante. Ele veio de Macapá (estado do Amapá), em meados de abril para ser operado pela equipe do cirurgião cardíaco Vagner Campos, através do programa CNRAC (Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade) do Ministério da Saúde. No dia 26 de abril, ele ganhou do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) um conjunto de camisa de futebol do seu time favorito, o Flamengo, numa homenagem capitaneada pelo médico residente de Cirurgia Cardiovascular Frederico Ayres.

A mãe, Arlete dos Santos, confirma que Davi já nasceu uma bênção. Ela estava em depressão, após um sério acidente, quando descobriu que estava grávida. Já tinha gêmeos, hoje com 14 anos, "mas ele nasceu com este dom e me deu nova vida". Ela conta que ele sempre foi um menino muito esperto, há um ano, por iniciativa do próprio Davi seu problema cardíaco foi diagnosticado. Ele esteve com a mãe num consultório para verificar se podia tomar vacina, se não era alérgico, e pediu licença à mãe para conversar com a médica. Contou que sentia seu coração bater muito rápido. "No interior, a gente acha que criança ‘cansadinha' tem asma", justifica ela, mas ele convenceu a médica. Com a investigação, descobriram que ele tinha um grave tipo de ‘sopro'". Na verdade, uma doença com um nome complicado, Tetralogia de Fallot, cuja cirurgia no HMTJ durou muitas horas.

A comoção da viagem já começou na terra dele. "Não tínhamos nem mala, nem 50 centavos para vir para cá", conta Arlete. "Foi feita uma campanha com apoio de uma rede de televisão e de repente tudo começou a acontecer". Esta semana o residente Frederico, publicou uma foto e seu depoimento em suas redes sociais e que vem só ampliando o fã clube de Davi. Não há quem, no HMTJ, não tenha ouvido sobre o menino de cabelo comprido, jeito de surfista e muito ligado. "Ele é educadíssimo e muito maduro", frisa a Ouvidora do hospital, Gleid Moreira.

"As crianças têm uma rara sensibilidade e pureza que tocam nossa alma e é impossível não se encantar com alguém tão alto astral e engraçado como o Davi", conta Frederico Ayres. "Quando perguntado o que veio fazer aqui, ele respondia: ´operar de peito aberto em outro Estado´. Uma frase decorada, mas que gerou risos e simpatia de todos. Mandou também um recado dizendo que precisava de ajuda para voltar a andar de bicicleta e que, se sua cirurgia não fosse um sucesso, poderia morrer", conta o residente. E acrescenta "nas especialidades que lidam com pacientes mais graves e doenças com maior probabilidade de morte sempre é mais difícil envolver-se com o paciente. Pois, quanto maior a proximidade, maior o sofrimento com o insucesso do tratamento. Talvez seja por isso que alguns profissionais têm o coração de pedra, cirurgiões de poucas palavras, frios... Pura bobagem! Conhecer a fundo o paciente que você cuida é fundamental para o aprendizado, seja médico ou humano. Esse garotinho, na realidade, foi um GIGANTE, um Golias. Sete dias após uma cirurgia ele já estava passeando pela enfermaria, pronto pra voltar pra casa. E não há salário no mundo que pague a satisfação de saber que logo ele vai estar andando de bicicleta de novo". Este depoimento de Frederico Ayres arrematou mais fãs para Davi, que deve ter alta ainda esta semana. A cirurgia foi um sucesso. E o Davi, nem se fala...

          

Todo mundo quer tirar foto com Davi, a sensação da Pediatria.

Leia mais sobre o projeto CNRAC e o serviço de Cardiopediatria do Hospital clicando AQUI.  

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR