CANAIS INTERATIVOS

NOTÍCIAS

11 de maio de 2018

Ronda inicia prática do

As pessoas envolvidas no Projeto "Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil" do HMTJ realizou na prática uma das propostas internas para atingir os objetivos do projeto no hospital, uma ronda periódica na UTI com equipe multidisciplinar. Nesta ação, manteve-se em foco a importância do ângulo de elevação do leito para a redução das infecções, conferindo e questionando as práticas e rotinas do setor em relação à importância de manter o paciente crítico na posição adequada, visando sua segurança e controlando os riscos de infecção. A cada ronda, um aspecto é abordado, visando, inclusive, valorizar a visão da equipe diretamente envolvida na assistência do paciente.
A ronda, realizada nesta primeira semana de maio, contou com a participação da alta direção, representada desta vez pelo diretor clínico, Dr. Dircênio Marques de Oliveira. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, representantes da Qualidade, do SCIH, UTIs e outros setores ligados ao projeto,

O Ministério da Saúde e os Hospitais de Excelência lançaram o Projeto Colaborativo "Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil", em 2017. O plano que será construído por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI) tem como objetivo orientar os profissionais de saúde de 120 hospitais públicos quanto às melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus está entre 120 hospitais brasileiros escolhidos para integrar o projeto. O objetivo é criar um programa de redução de eventos infecciosos, dentro da perspectiva da Segurança do Paciente, com a meta de reduzir em 50% o número de infecções relacionadas à assistência em Saúde em todo o país.

   

Equipe do HMTJ participou, em São Paulo, do "Larga Escala"


Estiveram num encontro recente, em São Paulo, o segundo de uma série de quatro previstos, a coordenadora médica das UTIs, dra. Renata Ribeiro, e de Enfermagem, Denise Bortolini, a coordenadora da Qualidade, Juliane Batalha, e a responsável pela condução do projeto no HMTJ, Fabíola Vieira, que também é coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico e SCIH. Eles foram conferir as experiências e perspectivas do avanço do processo e a ronda, realizada em maio, foi a primeira movimentação desta segunda etapa do projeto no HMTJ.

Nas fotos | Entre muitos hospitais com que trocaram experiências desde o primeiro encontro (onde esteve também o gerente geral do HMTJ, Marco Antônio Guimarães), a equipe do HMTJ destaca a simpatia do pessoal do Hospital São Marcos - APCC - Associação Piauiense de Combate ao Câncer (na foto maior), Enf. Daniel (RT de Enfermagem), Enf. Fernanda (da Qualidade), Joaquim Almeida (diretor) e o médico Dr Eduardo (infectologista).

 

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR