CANAIS INTERATIVOS

NOTÍCIAS

20 de junho de 2018

Cardiopatia Congênita: informação e emoção no evento de conscientização sobre a doença

 

A manhã do dia 20 de junho foi de aprendizado, troca de experiências e muita emoção engrandeceram o evento de Cardiopatia Congênita, realizado pela parceria entre o Serviço de Cardiologia, orquestrado pela cardiopediatra da equipe, Sara Guedes, pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), do HMTJ e pelo setor de Odontologia Hospitalar. Este e o segundo ano em que este encontro acontece neste formato, no Hospital, visando marcar a data de Conscientização das Cardiopatias Congênitas, celebrado em 12 de junho. Com presença de muitos familiares e pacientes que já passaram pelo Ambulatório de Cardiologia Pediátrica e de Cirurgia Cardíaca do hospital, eles relataram suas experiências de sucesso no HMTJ, o momento mais comovendo do dia. O evento reuniu também funcionários dos setores administrativos e assistenciais, residentes e acadêmicos no Bloco Acadêmico, no HMTJ.

Dra. Sara mostrou como acontecem as cardiopatias congênitas, os principais tratamentos, a forma como é feita a assistência aos pequenos corações no HMTJ e apresentou o principal cirurgião da equipe, Dr. Vagner Campos, além da equipe de apoio assistencial nos setores de Ecocardiografia, Enfermaria Pediátrica e UTI Neonatal. Este ano, a médica ainda convidou a equipe de Odontologia Hospitalar que apresentou de forma didática a relação entre saúde bucal e cardiopatias, definindo a importância de cuidar da higiene,e como atua na Odontologia Hosptialar visando manter o sucesso dos procedimentos, acompanhando a saúde bucal dos pequenos pacientes. Eles ainda ganharam kit de escovação.

Uma linda decoração, montada pela equipe e pelo GTH coloriu o espaço, com direito a quadro de recados feitos pelos pacientes e familiares. Dra. Sara fez questão de contar como até a funcionária da cancela do hospital colaborou com o evento, providenciando balões em formato de coração. Além disso, foi servido um lanche muito especial que contou com a colaboração do Serviço de Nutrição do Hospital, equipe de residentes e acadêmicos ligados aos serviços envolvidos no encontro, que deu o toque final, mostrando o carinho da equipe do HMTJ com seus pacientes. O que não foi utilizado no evento virou um kit doado aos pacientes internados na Pediatria.

 

          

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR