CANAIS INTERATIVOS

NOTÍCIAS

22 de agosto de 2018

HMTJ no Projeto "Saúde em nossas mãos - atitudes que salvam vidas"

Aconteceu esta semana, em São Paulo, a terceira Sessão de Aprendizagem do Projeto "Saúde em nossas mãos - atitudes que salvam vidas". Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) puderam acompanhar os resultados e a evolução das iniciativas, que têm como objetivo reduzir o número de infecções hospitalares em até 50% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), aperfeiçoar os cuidados aos pacientes, salvar vidas e minimizar os custos em 119 hospitais públicos distribuídos em 25 estados brasileiros.

O projeto do Ministério da Saúde - chamado também "Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil" tem a participação dos hospitais de excelência que fazem parte do PROADI-SUS: Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração (HCor), Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês, além do apoio técnico da organização Institute for Healthcare Improvement (IHI), que atua na melhoria da saúde e cuidados com os pacientes.

Pelo HMTJ, que foi convidado a participar do projeto, compareceram a esta etapa do projeto o gerente geral Marco Antônio de Almeida Guimarães, as enfermeira coodenadoras de setores, Fabíola Vieira (SCIH) e Denise Bortolini (UTIs Adulto) e a coordenadora da Qualidade Juliane Batalha. Além da discussão ampla sobre a inserção da família e do paciente no cuidado, participaram de estações de simulação com abordagem das prevenções topográficas (ITU, PAV, IPCS). E houve também momentos de troca de experiência com os outros hospitais.

Como resultado apresentado do esforço coletivo dos hospitais envolvidos, até esta etapa, 184 infecções foram evitas e 37 vidas salvas. Isso é muito positivo e o HMTJ se sente parte deste resultado.

  

 

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR