CANAIS INTERATIVOS

NOTÍCIAS

20 de agosto de 2018

Simulação realística como treinamento na cultura de segurança do paciente

O 1º Curso de Simulação Realística, promovido em conjunto pelos Núcleos de Segurança do Paciente dos hospitais HMTJ e Monte Sinai foi um sucesso. A equipe considera que os objetivos do curso foram alcançados, surpreendendo pela qualidade e pelo debate instigado em torno dos protocolos de Segurança do Paciente. O Curso foi realizado na Faculdade Suprema, com o apoio da enfermeira Roberta Teixeira Prado, responsável pelo Laboratório de Habilidades da instituição, no dia 14/08.

Vale destacar a disponibilidade e talento dos «atores» que conduziram os cenários: Fernando Cordeiro, RT de Enfermagem do HMTJ, Karina de Andrade, Rodrigo de Andrade, enfermeiros, e do fisioterapeuta Thiago Paticcie, do Monte Sinai, além do. Eles contribuíram também nos roteiros para o trabalho, realizado sob a coordenação da consultora Cassiana Prates e dos coordena-dores de Qualidade Eduardo Cesário (Monte Sinai) e Juliane Batalha (HMTJ).

Este foi considerado o «piloto» do projeto e a oportunidade será ampliada para outros funcionários da assistência, principalmente. O foco do treinamento foi desenvolver o conhecimento, as habilidades e atitudes frente a situações de conflitos relacionados a segurança do paciente; capacitar as lideranças para tomadas de decisão diante da ocorrência de eventos adversos ; além de testar esta metodologia como forma de capacitação para as instituições hospitalares e a Suprema (inclusão nos cursos de graduação e pós graduação).

   

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR