CANAIS INTERATIVOS

NOTÍCIAS

25 de setembro de 2018

II CONGRESSO DA ZONA DA MATA DE SEGURANÇA DO PACIENTE

O Congresso da Zona da Mata de Segurança do Paciente é uma promoção conjunta do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HTMJ, do Hospital Monte Sinai e da Faculdade Suprema. Criado em 2017, para debater o tema, na primeira edição tratou as questões mais estruturais, com apresentações de altíssimo níve, reunindo em Juiz de Fora grandes autoridades no assunto.

Este ano, o objetivo foi explorar experiências de sucesso e o evento atraiu outros nomes de peso. Realizado no dia 22 de setembro, no auditório da Suprema, teve como destaque o Presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), Dr. Victor Grabois. Ele é representante da Fiocruz no Comitê de Implementação do PNSP (Programa Nacional de Segurança do Paciente) e coordena o Proqualis. No Congresso, apresentou o tema "Segurança do Paciente: Desafios e Perspectivas para o Ensino, Pesquisa e Assistência á Saúde". Ele também participou de outro grande momento do Congresso. No debate sobre "Eventos adversos e suas repercussões na vida real" ele dividiu pontos de vista com o Diretor Clínico do Monte Sinai, Rodrigo Peixoto, líderes dos times de Enfermagem - Carlos Alexandre Lélis (Monte Sinai) e Fernando Ribeiro (HMTJ), e com o Assessor Jurídico do Monte Sinai, Leonardo Castellões. A enfermeira Cassiana Prates e o médico anestesiologista Airton Bagatini (de Porto Alegre/RS) conduziram as discussões que abordaram também Disclosure, Cultura Justa, Judicialização e Segunda Vítima.

A médica Daniela Contage Siccardi Menezes, de Petrópolis, gerente regional de Qualidade e Segurança do Paciente na Associação Congregação de Santa Catarina emocionou a plateia ao mostrar a experiência do hospital em que trabalha para falar da "ciência da melhoria como ferramenta de qualidade para a segurança do paciente". A psicóloga e coach Neíla Kessler abordou os aspectos da formação de lideranças e de times de para atuação nos protocolos. A apresentação dos cases de sucesso em Juiz de Fora, ficaram por conta do coordenador de Qualidade do Monte Sinai, Eduardo Cezário, que mostrou como o hospital conduz os projetos de Conselho Consultivo e Walking Round; de Renata Ribeiro, coordenadora médica das UTIs do HMTJ, um dos 120 hospitais que integram o projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil e de Roberta Prado que apresentou, pela Suprema, a Simulação Realística para o ensino da Segurança do Paciente.

O diretor-superintendente do Hospital Monte Sinai, José Mariano Soares de Moraes, abriu o evento, contextualizando o tema e coordenou a última palestra do dia, com o dr. Airton Bagatini que além de gestor do Centro Cirúrgico do Hospital Ernesto Dornelles (Porto Alegre/RS), mostrou a própria experiência como profissional de saúde quando se vê na condição de paciente.
A empresa 3M compôs o 1º Simpósio Satélite com duas turmas, abordando em suas aulas as lesões por pressão e a cirurgia segura. Bem aceita, a ideia dos cursos já é uma previsão para a terceira edição do Congresso, que acontecerá em 2019 com ainda mais novidades para reunir os profissionais da Zona da Mata em torno do tema.

 

Para entender a questão

Através do documento "Errar é humano: construindo um sistema de saúde mais seguro" (To err is Human: building a safer health system), produzido em 1999, cresceu a preocupação pela segurança do paciente, como uma dimensão da qualidade. A publicação constatou que entre 44.000 e 98.000 pacientes morriam a cada ano nos hospitais dos EUA em virtude dos danos causados durante a prestação de cuidados à saúde. O estudo mobilizou governos e organizações a iniciarem o apoio às estratégias para a melhoria na segurança do paciente.
O Brasil é um dos países que compõem a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004. O objetivo desse acordo é adotar parâmetros que aperfeiçoem o atendimento e aumentem a qualidade dos serviços prestados. Ao aplicar essas medidas, as entidades demonstram maior comprometimento com o bem-estar do paciente.

 

Veja mais fotos do evento em GALERIA DE FOTOS

 

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR