CANAIS INTERATIVOS

NOTÍCIAS

25 de março de 2019

Pós-graduação em Ecocardiografia amplia referência em Cardiologia na parceria Suprema/HMTJ

Já está funcionando, com aulas práticas no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, uma das poucas pós-graduações em Ecocardiografia do país. A Suprema recebeu credenciamento para o curso pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (Departamento de Imagem Cardiovascular), permitindo que a pessoa que conclui o curso de dois anos fique habilitada a fazer a prova e obter título de especialista em Ecocardiografia pela SBC.


O curso, sob responsabilidade da Coordenadora de Cardiologia do HMTJ e preceptora da Suprema, Marselha Barral, está funcionando com duas turmas - com quatro médicos, em cada - que atuam em paralelo em dois aparelhos. A pós-graduação é composta de aulas teóricas e práticas. Pode ter até quatro turmas - uma por final de semana -, mas, por enquanto, não está com ocupação completa para não sobrecarregar o setor.


Dra. Marselha explica que com as aulas práticas, no HMTJ, são atendidos por final de semana, até 50 pacientes externos (cerca de 100 por mês), além dos pacientes internados no hospital. O que ajuda a atender a demanda pelo exame, previsto dentro da meta da contratualização com o SUS e evita longas fila de espera. Um professor especialista sempre orienta a prática dos alunos, garantindo a acuidade dos resultados.


Reconhecimento nacional
A parceria Suprema/HMTJ está virando uma referência em Cardiologia no país, com a ampliação do ensino especializado na área e projetos como o CNRAC - parceria com o Ministério da Saúde que destina ao hospital, pacientes para procedimentos cardiocirúrgicos de qualquer estado brasileiro. Tendo campos férteis de aprendizado em projetos como este, além do hospital atender a demanda da macrorregião Sudeste, a Suprema, em paralelo, se estabelece como um dos principais centros formadores no país, podendo ter sua quarta pós-graduação em Cardiologia aprovada este ano.


O curso mais recente é o de Ecocardiografia, mas também já está funcionando a Pós-Graduação em Cirurgia Cardíaca, aprovada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, sob responsabilidade do cardiocirurgião Vagner Campos. A que funciona há mais tempo é a de Cardiologia Geral - também orientada por Marselha Barral e avalizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. E a próxima a ser implantada, apenas aguardando visita da entidade desta subespecialidade, é a de Cardiologia Pediátrica, que funcionará sob orientação da médica Sara Guedes. Todos os cursos de pós-graduação são aprovadas pelo MEC e pela AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).

 

 

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


Futuro Comunicacao