CANAIS INTERATIVOS

NOTÍCIAS

08 de julho de 2019

HMTJ lança campanha "O que importa para você?"

Com música e palestra motivacional, foi lançado oficialmente, nesta sexta-feira, 5 de julho, no HMTJ, a adesão do Hosptial a campanha "O que importa para você?". Resultando em atitudes, correções de processo ou simples mudanças na rotina hospitalar pelo bem do paciente, o projeto já tem repercussão mundial de humanização da assistência hospitalar e nasceu na América Latina, há alguns anos, com os hospitais da Associação Congregação de Santa Catarina (AGSC) e tem adesão nacional, atualmente. Com envolvimento de grande parte da liderança da assistência do HMTJ, apoio total do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), o primeiro ato do projeto, no Hospital, foi a sensibilização dos profissionais para o tema.


O coach Tiago Curcio, da Casule - Clínica especializada em Psicologia, Coaching, Nutrição e Fonoaudiologia -, participou de forma espontânea com palestra, buscando despertar o sentimento pessoal sobre o desafio "O que importa para você?", visando plantar no profissional o foco do projeto ao aproximar paciente e, em especial, profissionais da assistência. Outra palestra será realizada na segunda-feira, 8, e durante a próxima semana, a experiência será com os pacientes. A equipe do HMTJ também conquistou a adesão dos músicos Viviane e Mateus Pagliarini, mãe e filho, que alegraram a reunião no Refeitório, nesta sexta, e prometem apoio nas primeiras ações do grupo.


A Campanha "O que importa para você?"
A campanha "O que importa para você?" é uma ação que tem o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, criando um elo de compaixão e empatia entre eles. É atender de forma humanizada e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente. O movimento O que importa para você? teve início nos Estados Unidos. CEO do instituto norte-americano Healthcare Improvement em 2010, Maureen Bisognano foi uma das pessoas que desafiaram os profissionais de saúde a terem conversas mais próximas com os pacientes e familiares. A partir desse estímulo, a preocupação assistencial começou a mudar de "qual é o problema?" para "o que importa para você?".


A fim de desenvolver um melhor entendimento das necessidades que realmente importam na vida das pessoas, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) foi a pioneira, na América Latina, a aderir à campanha o O que importa para você?, em 2016. A ACSC entende que esta percepção é crucial para que o profissional de saúde construa uma relação de confiança com o paciente e adeque o cuidado às reais necessidades e anseios daquela pessoa, ajudando-a a seguir em frente.


No HMTJ, na verdade, os desdobramentos do espírito de humanização da equipe já acontece naturalmente, em algumas ocasiões traduzimos como "Gente do Bem", mostrando atitudes espontâneas da equipe. Em outras, as doações e cantatas com as "Campanha do Bem", realizadas pelo GTH e o HumanizaKids, que nasceu no dia das Crianças de 2018 e este ano já realizou o "Arraiá da Neo", colocando adereços nos bebês, para alegrar os pais com o tema das festas juninas. Para se ter ideia da repercussão de atos como este, a postagem das fotos dos bebês na fanpage do HMTJ no Facebook alcançou 140 mil visualizações, de forma orgânica. Um recorde da página. Portanto, a campanha "O que importa para você?" no HMTJ já existe há muito tempo, e vai ganhar ainda mais força a partir de agora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


Futuro Comunicacao