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27 de janeiro de 2017

UPA Santa Luzia comemora 7 anos sob gestão do HMTJ

A UPA Santa Luzia acaba de completar sete anos sob gestão do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ). Desde sua inauguração, em 20 de janeiro de 2010, o trabalho sério no pronto atendimento ao usuário do SUS mostra seus resultados. A Unidade realiza uma média de quase 7000 consultas/mês e contabilizou, no ano passado, satisfação positiva perto de 85%. Uma ótima resposta da comunidade atendida ao empenho desta equipe.

A pesquisa de opinião com o usuário da UPA Santa Luzia, realizada diariamente e apurada mensalmente, aponta uma média do índice geral de satisfação de 84,98%. A avaliação positiva dos profissionais de assistência é a base deste resultado, considerando as respostas ótimo e bom numa média de 84,21% para a enfermagem (diurna e noturna) e um resultado ainda maior quanto à satisfação com os médicos plantonistas, de 89,23%.

Para demonstrar a satisfação da direção do HMTJ com o ótimo desempenho da equipe, as lideranças da UPA realizarem um encontro com os funcionários na última semana para um agradecimento formal e incentivo pela continuidade do trabalho bem feito. E numa retribuição simbólica promoveu o sorteio de uma bicicleta entre a equipe. Quem ganhou o brinde foi o colaborador Reginaldo de Castro Souza.

 

Na foto: Marco Antônio Guimarães de Almeida, gerente geral HMTJ, Fernanda Castro, coordenadora de RH do HMTJ, Cláudia Baio, assistente administrativo da UPA Santa Luzia, com o ganhador da bicicleta, Reginaldo, e Adriano, também assistente administrativo da Unidade. 

 

Você sabe qual é o papel das UPAs?

A Unidade de Pronto Atendimento deve realizar procedimentos de baixa e média complexidade, com ênfase no atendimento de urgência e emergência em Clínica Médica e Pediatria. Também realiza pequenos procedimentos cirúrgicos de urgência, tais como suturas e drenagem de abscessos, entre outros. Disponibiliza atendimentos de urgência 24 horas por dia, ininterruptamente, considerados como tais os não programados. São unidades de atendimento por demanda espontânea e referenciada, abrangendo uma região determinada pelo gestor municipal da saúde.

As UPAs referenciam pacientes, após estabilização das condições clínicas, para internação em unidades hospitalares, através da Central de Regulação de Leitos do Município. Disponibiliza leitos de observação em consequência dos atendimentos de urgência, por período de até 24 horas, não caracterizando internação hospitalar. Presta assistência utilizando, obrigatoriamente, o Protocolo de Classificação de Risco de Manchester, conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde.

 

 

 

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