CANAIS INTERATIVOS

NOTÍCIAS

02 de março de 2017

HMTJ dá as boas vindas a mais de 50 novos residentes

As lideranças da área assistencial do HMTJ deram as boas vindas aos novos residentes do Hospital nesta quinta-feira, 2 de março. São 43 novos profissionais no programa de Residência Médica e mais dez de Residência Multiprofissional. Eles foram recepcionados pelo Diretor de Serviços Médicos, Newton Ferreira, e pelo Diretor Clínico do HMTJ, Dircênio Marques Oliveira, pelo coordenador da Residência Médica, Cléber Soares Júnior, pela coordenadora geral da Residência Multiprofissional, Rita de Cássia Azevedo Couto Cornélio e pelos coordenadores de cada área multiprofissional. Os mais de 50 residentes participaram ainda, durante todo o dia, de um processo de integração para conhecerem o funcionamento e estrutura do HMTJ.


Newton Ferreira destacou a importância desta fase na vida de cada novo residente. Eles têm toda a estrutura do Hospital e também da Suprema, com bibliotecas, laboratórios de especialidades e de simulação realística, preceptores e instrutores disponíveis para lhes garantir a melhor formação possível. "E devem aproveitar, ao máximo, esta oportunidade de crescimento. Nós esperamos que eles saiam daqui orgulhosos de terem feito parte destes programas. Do mesmo jeito que nos escolheram para garantirem esta especialização, acreditando em nosso potencial, esperamos que eles sejam comprometidos e empenhados com os valores humanísticos que todo o Hospital disponibiliza, como valor básico, aos usuários do SUS que são atendidos diariamente em nossa estrutura". Foi esta a expectativa que resumiu a explanação de quem participou das boas vindas durante a recepção. Eles receberam uma noção geral do funcionamento, regras de circulação e atendimento ouvindo os representantes das áreas de Recursos Humanos, Enfermagem e outras, além de outros diretores que passaram por lá para uma palavra de incentivo.


Programas abrangem 25 áreas de especialização


O HMTJ já tem dezenas de residentes em programas em andamento - algumas com até cinco anos de especialização. Este ano, após rigoroso processo seletivo, o HMTJ recebeu na área médica os 43 novos residentes distribuídos entre dez especialidades, Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina de Família e Comunidade, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem. No total, o programa de Residência Médica oferece 143 vagas, incluindo ainda a formação em Cardiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia do Tórax, Gastroenterologia, Mastologia, Medicina Intensiva, Neonatologia, Endocrinologia, Cirurgia Plástica e Endoscopia Digestiva.


No Programa de Residência em Área Profissional da Saúde, Modalidade Multiprofissional, a área de concentração é o Intensivismo - Urgência Emergência, que visa formar os profissionais da área de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia. Eles vão aprimorar as competências específicas das profissões na assistência aos pacientes da urgência, emergência e UTIs, permeado por atitudes reflexivas, críticas, humanitárias e éticas, favorecendo a inserção qualificada destes profissionais no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do SUS.

 

 

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR