CANAIS INTERATIVOS

NOTÍCIAS

26 de outubro de 2017

Especialista mostra como o coaching ajuda a humanizar o trabalho médico

Unir os princípios do Coaching à Medicina, e com resultados práticos, com foco na humanização do atendimento. Estes são alguns dos novos focos do trabalho da médica Karla Cimino, que faz palestra no próximo dia 7 de novembro,na sala 106 do anexo da Suprema, no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus. "Coaching: a chave da transformação" é o título da palestra que neste encontro tem como foco os residentes de Medicina e da área Multidisciplinar, além de médicos e acadêmicos.


A gastroenterologista, especialista em Endoscopia Digestiva, depois de 21 anos de formada, num momento de vida em que buscava mudanças, encontrou no Coaching Integral Sistêmico mais que objetivos práticos desta área do conhecimento. "Em geral, ela é procurada para progressão e desenvolvimento profissional, eu busquei me integrar e comecei a vivenciar o conceito de inteligência emocional", conta ela. Sintonizando o conhecimento com sua atuação profissional, ela está descobrindo como fazer uma Medicina mais humana, que visa, realmente, a atender a necessidade do paciente.


Ela lembra que, do ponto de vista acadêmico, a formação dos médicos prevê muito conhecimento teórico e organicista. Por isso, seu objetivo é trabalhar mais com residentes e acadêmicos da área de saúde, que podem desenvolver, desde o início da atuação profissional, a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro, a ouvir mais, a se comunicar melhor.


Karla cita Daniel Goleman, pai da Inteligência Emocional, que diz que 15% dos nossos resultados são decorrentes do conhecimento que adquirimos durante a vida, e 85% desse sucesso são secundários à nossa inteligência emocional, decorrentes de nossas habilidades e atitudes. "E na prática médica vejo cada vez mais a importância disso. As doenças começam na nossa mente, quando criamos, consciente ou inconscientemente, alterações, comportamentos, vícios que são um canal aberto para diversas patologias. É o caso da obesidade" cita ela. "Todo mundo sabe o que fazer cognitivamente - dieta e exercício - por que não se consegue, porque tanta falha e desencanto? Com o processo de coaching, trabalhando o emocional e eliminando impedimentos, limitações, o sucesso é certeiro", conclui ela.


Depois de dedicar 13 anos a graduação médica, especialização e muitos cursos durante toda a carreira, Karla Cimino investiu formalmente nesta nova área. Ela é Master Coach, formada pela FEBACIS RJ, certificada internacionalmente pela Flórida Christian University (Orlando/USA) e cita que, além do seu crescimento como médica, os maiores ganhos são os resultados pessoais: no autoconhecimento, na automotivação. "Desenvolvi tremendamente minha empatia e, principalmente, sou muito mais feliz, mais capaz de realizar tanto a medicina quanto o coaching, e tenho certeza de que foi este investimento o que me proporcionou tudo isso".

 

A palestra da dra. Karla Cimino será realizada no dia 7 de novembro, às 19h, no anexo da Suprema no HMTJ. Na sala 106/107. 

Participe!

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR