CANAIS INTERATIVOS

NOTÍCIAS

15 de dezembro de 2017

Gente do Bem: o HMTJ mostra o diferencial de sua equipe em histórias de humanização

Para fazer história, são necessárias ações. Ações de gente do bem que faz diferença. Começamos a contar, aqui, histórias de pessoas que se colocam no lugar do outro, mesmo quando a dor é parte de sua rotina... são as pessoas do Therezinha (do HMTJ).

Pessoas que têm como missão cuidar dos pacientes do SUS e fazem isso com carinho e dedicação. Então, assistindo a difíceis histórias de outras pessoas, tomam atitudes que fazem toda diferença na vida de quem recebe sua atenção. E no centro desta história está Isabel Cristina Gomes Ambrósio, de 19 anos, internada na Unidade de Internação 2 do HMTJ desde agosto deste ano.

Isabel está grávida de Enzo Gabriel, que só deve nascer no final de janeiro. Mas quando ela completou 20 semanas de gestação começou a ter uma febre que não cedia. Foi internada para esclarecer o quadro e depois de uma Tromboembolia Pulmonar (TEP) e alguns dias na UTI, ela recebeu o diagnóstico: TVP (Trombose Venosa Profunda). Isabel precisa tomar anticoagulantes e, pelas regras do SUS, só poderia ser medicada no Hospital, com tratamento de longo prazo. Então, mesmo com a esperança de sair antes, Isabel tendia a passar o Natal e o Ano Novo no HMTJ à espera do seu Enzo.

Em novembro, ela estava para completar seus 19 anos internada. Vendo um rosto sempre triste, mesmo com visitas constantes da família e do namorado, o cabelo amassado por causa do longo tempo deitada, uma enfermeira teve uma ideia: uma festa surpresa e com um dia de beleza. 

A enfermeira Fátima Almeida pegou um secador, paleta de maquiagem, câmera e bolo, para completar. Ela organizou, junto com sua equipe de plantão, uma festa de aniversário digno da beleza e simpatia da jovem gestante. "Eu achei muito lindo da parte deles, pois estou aqui há tanto tempo... Eles se tornaram minha segunda família. Sempre vêem aqui ver se estou bem, quando estou meio ‘pra baixo' jogam minha autoestima pro alto. E em relação à festinha eu fiquei muito feliz, sem palavras pela atitude deles. Eles é que dão força pra gente continuar", conta Isabela. "Eu amei tudo. Estar com minha família, e com eles também... Agradeço muito pelo que fizeram. A Fátima arrumou meu cabelo, me maquiou e eu fiquei numa felicidade tão grande...", contou ela.

As fotos não mentem. O sorriso de Isabela no dia da festa dava a medida de como é possível fazer muito, com tão pouco. E Fátima acabou fazendo um tipo de "book", que Isabel adorou. E a força da equipe ajudou mais ainda. A família de Isabel não se conformou. Ela foi à Justiça e conseguiu um mandado. A gestante vai poder tomar as injeções com o medicamento em casa. Isabel teve alta na última quinta-feira, dia 14, e vai passar as festas com seus familiares fora do hospital.

Parabéns, Fátima. É de atitudes assim que a Saúde precisa. O HMTJ tem muito orgulho de você fazer parte de sua equipe.

 

Fátima Almeida está há 10 anos no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, no cargo de enfermeira.

E também não se conforma em ficar parada. Ela está investindo em sua carreira e e atualmente faz uma pós-graduação em Enfermagem.

 

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR