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30 de junho de 2016

Campanha de Prevenção traça perfil epidemiológico de funcionários do HMTJ

 

O setor de Saúde Ocupacional do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus realizou Campanha de Prevenção à hipertensão, diabetes e obesidade nos dias 29 e 30 de junho. Entre 16h e 20h, visando envolver todos os turnos de trabalho, a equipe esteve a postos oferecendo aferição de pressão, glicemia capilar, mensuração de peso e altura, cálculo do IMC e medida de circunferência abdominal.  

 

   A ação aconteceu no Refeitório do Hospital e, mesmo coincidindo com um dos dias da festa junina dos funcionários, não desanimou ninguém. Todas as medidas foram anotadas num folder com orientações e parâmetros ideais, além disso, todos recebiam uma classificação de fatores de risco destacadas por fitas coloridas - verde, amarela e vermelha - as duas últimas, sinalizando para aqueles que precisam cuidar melhor da saúde. Os dados gerais são compilados pela Saúde Ocupacional gerando um perfil epidemiológico da equipe que ajudará a traçar outras campanhas e também ajuda a alertar individualmente quem está muito distante dos parâmetros adequados. A enfermeira do trabalho, Naira Tavares, conta que no primeiro dia da ação chegou a identificar uma funcionária com um IMC perto de 40, quase Obesidade Classe III, que foi prontamente encaminhada para o serviço de Endocrinologia do Hospital, a fim de inscrevê-la como candidata a cirurgia bariátrica. Os casos com mais de dois fatores de risco também recebem orientação especial. 

 

            

Entre as dicas do folder entregue aos funcionários, o setor de Saúde Ocupacional recomenda alguns princípios gerais para deta saudável e completa modificação no estilo de vida para uma saúde mais equilibrada. Acompanhe:

  • Redução do peso;
  • Redução da ingesta de sódio;
  • Maior ingestão de alimentos ricos em potássio (feijões, ervilha, vegetais de cor verde-escura, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja);
  • Redução do consumo de bebida alcoólica;
  • Exercícios físicos aeróbicos regulares (30 minutos de caminhada diária);
  • Parar de fumar;
  • Controlar o colesterol;
  • Promover suplementação de cálcio;
  • Controlar o diabetes;
  • Promover uma dieta rica em fibras;
  • Adotar medidas antiestresse (meditação, massagem, ioga, tai chi chuan, pescaria, trabalhos manuais, trabalhos voluntários etc);
  • Não usar drogas.

 

 

 

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