CANAIS INTERATIVOS

NOTÍCIAS

13 de julho de 2016

Hemodinâmica do HMTJ realiza oclusão percutânea de CIA

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) realizou o primeiro caso de fechamento (oclusão) percutânea de Comunicação Interatrial ou CIA (orifício entre as câmeras do coração, átrios esquerdo e direito). O procedimento foi realizado numa paciente adulta com necessidades especiais e foi um sucesso, com alta no dia seguinte.


Os cardiologistas intervencionistas Gustavo Ramalho e Edmundo Clarindo fizeram a cirurgia que é possível ser realizada por procedimento percutâneo (minimamente invasivo, via cateter), em até 80% dos casos com eficácia e segurança comprovadas.


A CIA tem ocorrência principalmente no sexo feminino e é considerada uma cardiopatia congênita, ou seja, a pessoa nasce com esta alteração. A gravidade depende do tamanho do orifício. Em geral, embora a CIA seja bem tolerada, algumas complicações podem surgir na idade adulta, sendo a mais temida o aparecimento da doença vascular pulmonar. Hipertensão arterial pulmonar, aumento das cavidades direitas com disfunção do ventrículo direito, dessaturação sistêmica, embolias paradoxais e arritmias atriais são alguns dos problemas que podem ocorrer e o risco de incidência destas consequências aumenta com a idade.

 

Cardiologia no HMTJ


O Serviço de Hemodinâmica do HMTJ foi inaugurado este ano, utilizando o equipamento mais moderno disponível no mercado com foco em Cardiologia Intervencionista e Eletrofisiologia. Realiza procedimentos diagnósticos e terapêuticos como cateterismo, angioplastia e outros, além de implante de marca passo.
O Serviço compõe o Centro de Cardiologia do HMTJ que visa oferecer a mais completa assistência na especialidade e ser referência nacional em Cardiologia Pediátrica. Além de Hemodinâmica o usuário do SUS tem à disposição no HMTJ outros exames diagnósticos - de teste ergométrico ao ecocardiograma -, internação clínica e de UTI, cirurgia cardíaca adulto e pediátrica e atendimento ambulatorial nas subespecialidades.


Além de ser um hospital filantrópico 100% SUS, com capacitação de seu corpo clínico e aporte tecnológico para assistência global ao paciente cardiopata, como hospital de ensino permite ao médico residente ter uma experiência completa em sua formação na especialidade de Cardiologia.

 

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR