CANAIS INTERATIVOS

NOTÍCIAS

27 de julho de 2016

HMTJ conquista a manutenção da certificação como Hospital Acreditado Pleno da ONA

"Mesmo com toda a crise vivida pelo sistema SUS e as dificuldades específicas por que passou o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus neste último ano, é muito bom ver que a instituição não perdeu a qualidade e não comprometeu a segurança do paciente". Este foi o diagnóstico informal feito pelos auditores da DNV (Det Norske Veritas) ao final da auditoria que recomendou a manutenção da certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em Nível 2, classificando o HMTJ como Hospital Acreditado Pleno.


Só por este elogio já valeu todo o esforço da equipe do Hospital ao enfrentar o rigoroso processo de auditoria realizado nesta semana nos mais diferentes setores do HMTJ. Mas, o empenho e a dedicação reais, que garantem que isso seja a realidade do dia a dia são vistos nos processos confiáveis de atendimento, de organização e de humanização no cuidado com o paciente. A auditoria só confere isso e, uma vez constatado que a gestão garante a manutenção dos critérios exigidos pela certificação, faz suas recomendações e mostra as oportunidades de melhoria.


Os auditores também elogiaram a forma como o Hospital conseguiu envolver os parceiros (serviços terceirizados que dão apoio ao processo de atendimento hospitalar) nos critérios de qualidade preconizados pela ONA e apontou outros pontos fortes da instituição. Entre eles, destacou a ferramenta da Qualidade instituída para avaliar o processo de forma contínua: a Análise Crítica Global, um tipo de avaliação de desempenho realizado semestralmente.


O setor de Qualidade é que faz a liga entre todos os protocolos padronizados, o desenho dos processos corretos e avaliação de sua eficácia em cada setor da organização. E ajuda a criar a cultura da qualidade, tão importante na rotina que vira prática de atendimento seguro ao paciente. Mas a coordenadora da Qualidade do HMTJ, Juliane Batalha e a direção do Hospital, fazem questão de atribuir mais esta conquista a cada um dos mais de 600 colaboradores do Therezinha, que não poupa esforços em garantir ao usuário do SUS a mesma qualidade que se encontra nas instituições dedicadas à saúde suplementar.


O HMTJ foi o primeiro hospital da rede 100% SUS, que somado aos atributos de ser filantrópico e de ensino, a obter a certificação e já em nível 2. Dos cerca de 6 mil hospitais brasileiros, menos de 5% buscaram a avaliação da ONA sobre sua qualidade na prestação de serviços. Destes 5%, quase 90% são da saúde suplementar. Se considerarmos apenas os hospital que atendem ao público do SUS este universo se restringe a 0,5%.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR