CANAIS INTERATIVOS

NOTÍCIAS

07 de abril de 2019

Semana Mundial de Alergia

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization) marca o período de 7 a 14 de abril como a Semana Mundial da Alergia.


Juntamente com as Sociedades de Médicos Alergistas e Imunologistas em todo mundo, orientam a população sobre os cuidados relativos ao problema. No Brasil as ações são desenvolvidas pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cujo presidente é o médico do Corpo Clínico do HMTJ, dr. Fernando Aarestrup. Ele programou um calendário especial para o Hospital para falar a residentes, enfermeiros, equipes multidisciplinares e leigos.


O objetivo da ação é orientar sobre uma verdadeira explosão de casos e reações alérgicas alimentares que podem, até mesmo, causar a morte.


De acordo com Fernando Aarestrup, isso ocorre devido à uma resposta imunológica anormal. Atualmente, é considerada um problema de saúde pública, pois, a sua prevalência tem aumentado no mundo. Portadores da forma grave podem desenvolver reações anafiláticas e levar ao óbito em minutos.


No Brasil, segundo a Asbai, 6 a 8% das crianças abaixo de três anos e 2 a 3% dos adultos têm alergia alimentar (AA). Aarestrup explica que na infância, os alimentos mais responsabilizados pelas AAs são, por exemplo, o leite de vaca, o ovo, o trigo e a soja, em geral são transitórias. "Menos de 10% dos casos persistem até a vida adulta. Entre os adultos, são amendoim, castanhas, peixe e frutos do mar, podendo haver contaminação cruzada." Segundo o médico, a alergia ao leite e a intolerância à lactose são as que mais causam confusão. Por isso, é importante ler os rótulos.


Para os pais ou mesmo o indivíduo de maior idade vale ressaltar, portanto, que é possível diagnosticar o agente causador. Todos feitos com o médico alergista. Quem tem alergia alimentar deve receber orientação de substituições adequadas e para uma dieta saudável. Isso, porque, previnem situações de emergência, melhoram a qualidade de vida e estimulam a integração social.

Ações no HMTJ:


CONVERSA COM ALERGISTA PARA RESIDENTES + ENFERMAGEM
NO SETOR NEONATOLOGIA

SÁBADO 06/04/2019 - às 10h30 | TERÇA 09/04/2019 - às 10h30

 

CONVERSA COM ALERGISTA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR + FAMILIARES
NO SETOR PEDIATRIA

TERÇA 09/04/2019 - às 9h | SEXTA 12/04/2019 - às 8h30

 

CONVERSA COM ALERGISTA PARA PROFISSIONAIS DO HMTJ + LEIGOS

SÁBADO 13/04/2019 - 15h30

 

 

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


Futuro Comunicacao