O HOSPITAL – APRESENTAÇÃO

O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) presta assistência à saúde como hospital geral em diversas especialidades. Possui certificação máxima pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como Hospital Acreditado com Excelência, Nível 3. Faz parte da Rede Sentinela da Anvisa e pauta sua gestão também em princípios do Sistema de Qualidade da Gestão, SGQ:5S, sob selo SENES e com premiações na área de Sustentabilidade.

Hospital 100% SUS, credenciado à rede desde 2013, o HMTJ tem contratualização firmada com a Prefeitura de Juiz de Fora, cumprindo metas de atendimento para assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em diversas áreas, de nível ambulatorial à alta complexidade, sendo referência em AVC e trauma.

O hospital também oferece serviços de UTI Adulto, Neonatal Cardiologia Intervencionista (Hemodinâmica), além de Cirurgias Ortopédicas, Bariátrica e Cardíacas. Dispõe de Pronto Atendimento e urgência para AVC e Trauma da Rede de Urgência e Emergência (RUE), bem como para Obstetrícia e Ginecologia. Os demais atendimentos e internações são regulados através do SUS Fácil. Além disso, desde 2015 está associado à Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC) atendendo a crianças e adultos de todo o país para cirurgias cardíacas e procedimentos de Hemodinâmica.

O HMTJ também é hospital de ensino credenciado pelo MEC (Ministério da Educação) com diversas pós-graduações aprovadas, inclusive com chancela das sociedades brasileiras de especialidade, como a de Cardiologia. Oferece amplo programa de Residência Médica e de Residência Multiprofissional. Tem convênios com diversas instituições como cenário de prática em extensão nas disciplinas de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Farmácia, além da Medicina.

ESTRUTURA E SERVIÇOS

Contando com 311 leitos ativos, o Hospital destina 100% de seus leitos ao Sistema Único de Saúde, sendo 60 Leitos UTI (40 Adulto, 12 neo-natal e 8 pediátrico); 17 Leitos Pediatria; 223 Leitos Enfermaria; e 11 Leitos Pronto Atendimento Infantil. Seu Centro Cirúrgico conta com 8 salas de cirurgia e seu Ambulatório com 42 consultórios para consultas com especialistas, destinadas exclusivamente aos usuários do SUS, regulados via SUS Fácil e provenientes de toda a macrorregião Sudeste. Para os pacientes internados oferece assistência completa e de alta complexidade, disponibilizando suporte de exames diagnósticos, tais como tomografia computadorizada, raio-X, ultrassonografia, de análises clínicas, de anatomia patológica, colonoscopia e endoscopia digestiva alta, além de cuidados especiais multidisciplinares de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia além de acompanhamento da Psicologia, Nutrição Clínica, Serviço Social e Ouvidoria.


Nos ambulatórios, o HMTJ realiza aproximadamente 6.500 consultas/mês nas diferentes especialidades. Alguns de seus ambulatórios têm reconhecimento internacional em tratamentos especializados, caso do Centro de Urticárias e Ambulatório de Osteoporose. Além disso, seu suporte é completo no segmento de Cardiologia, em que o HMTJ oferece aos pacientes acompanhamento em ambulatórios de Cardiopediatria (e cardiopatia congênita), Arritmias, Cirurgia Cardíaca (adulto e pediátrica), Cardiologia Intervencionista e de insuficiência cardíaca em geral.

Para pacientes de atendimento externo, também regulados via SUSFácil, o Centro de Diagnóstico do HMTJ oferece ainda ultrassonografia, raios-X e ecocardiografia, histeroscopia, colposcopia, além de colonoscopia e endoscopia digestiva. Em parcerias, nos cenários de extensão acadêmicas, conta também com Clínica de Fisioterapia e de Odontologia com oferta de serviços destinados à comunidade.

A OSS HMTJ

A Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ) é uma entidade sem fins lucrativos, cujo trabalho é de gestão e execução de atividades e serviços de saúde de unidades públicas, com metas e tipo de assistência voltada para o atendimento exclusivo de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A gestão é estabelecida por meio de contrato com secretarias de Saúde e o objetivo da OSS HMTJ é trabalhar em colaboração com o poder público para ampliar a oferta de um atendimento humanizado e de qualidade, desenvolvido com técnicas de gestão inovadoras, fazendo com que o cidadão usuário do SUS seja atendido em unidades públicas comparáveis aos grandes centros privados.

HISTÓRIA DO HMTJ

A Maternidade Therezinha de Jesus foi fundada em 1º de Dezembro de 1926, pelos médicos José Dirceu de Andrade, Navantino Alves e Renato de Andrade Santos, como Entidade Filantrópica. Foi inaugurada em 1º de Janeiro de 1927, no prédio na Avenida Quinze de Novembro, atual Avenida Getúlio Vargas, onde, em 08 de Janeiro de 1927, ocorreu o primeiro nascimento. O bebê, do sexo feminino, recebeu o nome de Therezinha de Jesus sendo este o nome com o qual a Maternidade foi batizada.

Cinco anos depois, em 1931, após doação do Governo de Minas Gerais, a Instituição passou a funcionar na Rua São Mateus. Em 1955, foi construído um anexo, onde foi instalada uma lavanderia. Este anexo foi alugado à Obra Social Santa Mônica, destinando-se também ao abrigo de mães desamparadas, sem famílias constituídas, que tinham permissão para trabalhar no local. Segundo dados estatísticos, enquanto esteve situada à Rua São Mateus, atendeu 81.410 nascimentos.

Em 1978, a Maternidade foi transferida para a atual sede, à Rua Dr. Dirceu de Andrade sob a direção do médico Amaury Teixeira Leite Andrade, construída em terreno próprio, com 12.700 m². Até o ano de 2005, foram realizados 150 mil partos.

A partir de 15 de Setembro de 2005, a instituição passa a ser Hospital Geral. Estabeleceu convênio com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Suprema, recebendo, a partir de então, a denominação de Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ). O principal diferencial desta mudança foi no foco da prestação de assistência à saúde em âmbito geral, oferecendo as mais diversas especialidades da Medicina e suporte multidisciplinar. Desde então, o processo de melhoria é contínuo e o atendimento dobrou sua capacidade de assistência em número de cirurgias e internações, suprindo uma demanda reprimida, na região, inclusive de atendimentos ambulatoriais.

Com investimento permanente em tecnologia de ponta, reforma e ampliação de estrutura, ganhou inovações da gestão pela qualidade. Hoje, o HMTJ faz parte de um grupo muito seleto de instituições que são ao mesmo tempo filantrópicas, de ensino, 100% SUS e ainda reconhecida com nível de máximo de Acreditação Hospitalar. 

HMTJ – 95 anos de história

Ousadia para acreditar nos sonhos,
coragem e pioneirismo

Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus – 2019


HMTJ no Enfrentamento da COVID-19


Maternidade Therezinha de Jesus – 1926/2005