O HOSPITAL – 100% SUS

Em 12 de maio de 2011, foi firmada nova contratualização entre o Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) e a Prefeitura de Juiz de Fora. Foram disponibilizados 24 novos leitos, sendo 10 para UTI Adulto e 14 para as Enfermarias – oito para cirurgias ortopédicas, um para cardiopediatria e os demais entre as enfermarias já existentes no HMTJ.

A partir de 16 de dezembro de 2011, o Hospital passou a oferecer à população 110 cirurgias mensais de ortopedia – cinco por dia -, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), numa tentativa de desafogar o setor. entrevista coletiva à imprensa. O Therezinha de Jesus passou a fazer parte do projeto “100% SUS Juiz de Fora”. Ou seja, agora atende exclusivamente a pacientes da rede pública de saúde.

O Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Marques, o Prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, e os diretores do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus estiveram presentes à solenidade, ocorrida no Hospital no dia 16 de dezembro de 2012, às 10h, para a assinatura do convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde, a Prefeitura e o HMTJ. Foram disponibilizados R$5 milhões para a ampliação da capacidade hospitalar, com 20 novos leitos de UTI Adulto, 10 de UTI Neonatal e 110 de internação (enfermaria), através do projeto 100% SUS.

Na ocasião, foi ainda lançada a nova campanha visual do HMTJ: “100% SUS, 100% VOCÊ – Aqui, você é particular”. A ideia é operacionalizar um Sistema Único de Saúde que seja de fato para todos, e não apenas para os pobres; que possa oferecer todo o conforto de um atendimento particular, com espaço físico adequado e bonito, melhorando o ambiente do Hospital, e equipe trabalhando de forma humanizada – padrões de serviço do HMTJ. A fachada e a grade do Hospital receberam banners de divulgação, apresentando a nova logomarca e o slogan à população