O HOSPITAL

SETORES ADMINISTRATIVOS

Hotelaria

O setor de Hotelaria visa estabelecer maior garantia de pronta recuperação do paciente que passa por condições especiais de tratamento, num modelo de assistência que concilia qualidade e conforto, prevendo atenção completa.
Os serviços de Hotelaria envolvem tanto a participação dos funcionários da Higiene e Limpeza quanto da Lavanderia - que passam por constantes treinamentos -, além da infraestrutura do Hospital, que dispõe de equipamentos modernos para promover o bem-estar de todos.

Processamento de Roupas

No Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus existe o serviço de processamento de roupa, com objetivo de transformar, em quantidade estabelecida, no tempo adequado e com segurança, a roupa suja e contaminada em roupa limpa. Sendo assim, este é um dos principais serviços de apoio ao atendimento dos pacientes, distribuindo as roupas em perfeitas condições de higiene e conservação.

Um bom sistema de processamento da roupa é fator de redução das infecções hospitalares. Com isso, no HMTJ há separação da roupa suja, que é recolhida, separada, pesada e encaminhada para a lavanderia terceirizada. Em seguida, essa roupa é entregue lavada e passada, nos horários pré-estabilizados, e o Hospital vai acondicionar essa roupa e entregar conforme a necessidade de cada setor. Nesse setor trabalham os lavadores hospitalares e as camareiras, que vão repondo as roupas nos quartos. Os lavadores hospitalares recolhem as roupas sujas e as entregam limpas (realizam o transporte das roupas), e as camareiras arrumam as camas nos quartos.

Higiene e Limpeza

O Serviço de Higiene e Limpeza do HMTJ também tem uma particular importância no controle de infecções hospitalares, garantindo a higienização em todas as áreas, reduzindo infecções cruzadas. Rotas são estabelecidas em concordância com o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) para o recolhimento dos lixos e correta higienização dos locais.
A limpeza é dividida em três áreas, denominadas de críticas, semicríticas e não-críticas. Setores administrativos são considerados áreas não-críticas; ambulatórios e áreas externas são as semicríticas; e setores de internação e unidades fechadas (como UTI, UTI neo, Centro de Parto Normal) são as áreas críticas do Hospital. 
O Demlurb faz o recolhimento do lixo comum hospitalar, porém o resíduo hospitalar, que é encaminhado para incineração, é recolhido por uma empresa terceirizada. As lixeiras seletivas ficam nas áreas externas do Hospital e são separadas por cor (vidro, papel, plástico etc). Os processos de limpeza são validados pelo SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar), sendo que qualquer mudança no processo ou de produtos tem que ser avaliado por eles.

Coordenação de Hotelaria: Kleiton Oliveira Vianelo e Martha Aparecida Estephano.

 

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR