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O HOSPITAL

SETORES ADMINISTRATIVOS

Recepções

O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus possui sete recepções para atendimento ao público, cada uma com funções específicas e a maioria oferecendo atenção centrada no paciente para garantir a segurança dos processos. 
O objetivo do Hospital é proporcionar aos pacientes e familiares um ambiente acolhedor, seguro e confortável, e a atuação da recepção ganha papel fundamental neste acolhimento, já que é o primeiro ponto de contato na construção de relacionamentos entre pacientes, familiares e a Instituição.

A Recepção Principal é a de maior fluxo do hospital. É responsável pelas internações eletivas (pacientes com cirurgias agendadas), pela liberação de visitas, assim como acesso e cadastro de visitantes e funcionários. Além disso, funciona como Central de Informações. Nela, trabalham 06 funcionários divididos em escalas de plantões. As correspondências que chegam na recepção principal são conferidas e entregues diariamente, depois encaminhadas para os respectivos setores. Dentro desta recepção atuam dois estagiários do programa "Posso Ajudar", que são identificados através de um jaleco da instituição. O serviço funciona de 7h às 18h e visa agilizar informações sobre acesso dos visitantes e pacientes ao Hospital.

Logo que chega ao HMTJ, na recepção, o paciente já recebe as orientações (quando é o caso de internação) sobre horários de visita, liberação de visitantes, direito ou não de levar acompanhantes, assim como normas e direitos da Instituição, além de explicações sobre a vestimenta adequada. A recepção conta com o apoio do trabalho de quatro vigias que ajudam a fazer o processo de gestão de segurança, além das catracas eletrônicas distribuídas por todo o hospital. As entradas e saídas nestas catracas são liberadas através de digitais dos profissionais de acordo com seu perfil de acesso evitando assim entradas e saídas nos setores de forma desnecessária, ou é feito um cadastro de visitante com acesso restrito à instituição.

Na internação, os pacientes e familiares são orientados sobre as normas da instituição e fazem o registro do atendimento través da documentação exigida: documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.
Também é realizada na Recepção Principal o processo de controle de óbitos, onde os familiares são acolhidos, recebem orientações sobre o processo, juntamente com o trabalho da equipe multidisciplinar (Médicos, enfermeiros, psicólogas e assistente social).
Situada ao lado da Principal fica a Recepção dos Consultórios, que atua na organização de consultas por especialidades, marcação do teste da orelhinha, pré e pós operatório de cirurgia geral, angiologia, ortopedia. A maioria das consultas é agendada pela Central de Marcação de Consultas (CMC) através das Unidades de Atenção Primária à Saúde.

A Recepção de Urgência atende as urgências dos pacientes vindos de trauma, de acidentes (regulados via SAMU) e também organiza toda a parte de transferência dos pacientes, tanto de outras instituições para o Hospital quanto às transferências do HMTJ para outros locais de referência que não sejam nosso perfil assistencial (no caso de pacientes para tratamentos crônicos, oncológicos, dentre outros). Os colaboradores deste setor são responsáveis por passar a evolução e controlar os pedidos de internação dos pacientes, fazer controle da lista de paciente internados no SUSfácil e hospital, mudança de leito juntamente com o setor de gerenciamento de leitos.
Na Recepção do Centro de Parto Normal organiza-se todo o processo de trabalho da pediatria e obstetrícia. São feitas também as consultas eletivas de pediatria (marcadas em postos de saúde) ou mesmo de pacientes com necessidade de acompanhamento no HMTJ - crianças que têm alta da UTI ou UI Neonatal, mas que necessitam ainda de acompanhamento.
A Recepção da Ginecologia foi recentemente ampliada, por isso, hoje, nela funcionam duas recepções. Uma responsável só pela Ginecologia e Obstetrícia e fichas da Endoscopia, e a outra pela parte clínica (consultas de anestesia, cirurgia bariátrica, endocrinologia, infectologia).

A Recepção da Fisioterapia controla a entrada e saída de todos os pacientes de Fisioterpia e organiza administrativamente esta clínica. Nela são feitas as marcações das sessões com horários específicos, de 7h às 9h e de 12h às 13h. Os pacientes podem ligar ou ir pessoalmente ao Hospital. O paciente é orientando sobre o horário que deve chegar, que vai ser atendido e a documentação que deverá ser providenciada para as consultas.

No Arquivo ambulatorial são arquivados os prontuários, depois os atendimentos. Cada prontuário é conferido e depois organizado, e faz-se a separação das agendas de atendimentos das especialidades a que o hospital atende. Como a agenda é marcada com pelo menos dois dias de antecedência, os prontuários são impressos e separados para serem realizados os atendimentos dos ambulatórios.

As marcações para atendimentos no hospital, são realizadas no horário de segunda a sexta de 10h às 12h pelos telefones 4009-2344 e 4009-2398.

E, por fim, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro de Santa Luzia, que é gerida pelo Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus e possui Recepção e Portaria. Na Recepção faz-se o primeiro acolhimento do paciente, as primeiras orientações e explicações sobre como é feito o atendimento são transmitidas aos pacientes. Também são realizadas as solicitações de prontuários dentro do setor, que posteriormente são encaminhadas para o setor de faturamento fazer a separação e entregar para o paciente ou familiar. Na recepção é o primeiro contato do paciente e o local onde a ficha é preenchida. Nela são solicitadas as transferências dos pacientes e o controle da lista de pacientes internados. Como a UPA é uma Unidade de Pronto Atendimento de urgência e emergência, o paciente deve ficar no máximo um dia na unidade em observação ou enquanto aguarda a transferência para a unidade responsável por seu tratamento de acordo com seu perfil diagnóstico.

A Portaria da UPA controla correspondências da instituição e faz a entrega nos setores, além de controlar o processo de estacionamento da Unidade liberado somente para colaboradores.

Coordenador de Recepção: Kleiton Oliveira Vianelo

 

 

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