O HOSPITAL

SETORES ADMINISTRATIVOS

Recursos Humanos

O Setor de Recursos Humanos do HMTJ assume diversas atividades e utiliza as principais ferramentas de RH, dentre elas a seleção dos profissionais que irão trabalhar no Hospital, os treinamentos realizados para os colaboradores e o acompanhamento do desenvolvimento destes profissionais. O setor é composto por três colaboradoras: uma coordenadora, uma assistente administrativo e uma estagiária.

Quando um determinado setor do Hospital necessita de um novo profissional, ele solicita o RH que abre o processo de seleção, e conta com o apoio e recursos da Comunicação para ajudar na divulgação. A seleção é feita em conjunto com o coordenador do setor requisitante, que elabora a prova e participa da dinâmica. O RH aplica a prova, realiza uma dinâmica e/ou uma entrevista. Depois desse processo, tendo já escolhido o novo colaborador, o RH providencia a documentação, o exame admissional e, só depois disso, é que o Departamento Pessoal assume a parte burocrática. Na finalização da admissão, logo que é escolhido, o novo colaborador do HMTJ, ele é apresentado ao Hospital pelo RH, fazendo uma visita geral para conhecer os departamentos, setores e seu novo ambiente de trabalho.
Outra atividade desenvolvida pelo RH é a Comissão de Recepção, realizada uma vez por mês, geralmente nas duas das últimas sextas-feiras de cada mês, sendo esta uma reunião aberta e bem interativa, com espaço para perguntas. O encontro visa promover a integração entre os novos colaboradores, para que eles conheçam as normas e regras da Instituição e um pouco dos setores principais. Nessa reunião eles recebem o Manual do Colaborador, que contém as normas escritas do HMTJ, para que possam consultá-lo em caso de dúvidas. Participam dessa comissão o RH, que faz abordagem geral falando também da importância do uso do uniforme e do crachá, o DP que trata da parte burocrática explicando sobre o uso do ponto eletrônico, folha de pagamento, férias e vale transporte. Também participam da Comissão o Serviço de Qualidade, que explica sobre todos os processos de qualidade internos do Hospital (programa 5S e Acreditação); o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que trata das normas internas de segurança do trabalho; o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), que fala dos riscos e os programas de controle de infecção e o Serviço de Nutrição e Dietética, que trata dos desperdícios com alimentação. Recentemente passou a compor o encontro, o setor de Recepção e Hotelaria, que trata do gerenciamento de segurança.

O RH é o setor responsável pelo acompanhamento do colaborador no seu período de 90 dias de experiência, que é dividido em duas etapas. Após os primeiros 45 dias há uma avaliação de desempenho de primeira etapa, realizada pelo coordenador do setor. Ele vai avaliar os pontos importantes do desenvolvimento do novo colaborador, se ele está se adequando ao seu grupo, ao trabalho, se teve dificuldades e o que precisa melhorar. O resultado desta avaliação é repassado ao colaborador por seu superior. Depois de 85 a 90 dias de experiência, acontece a avaliação de desempenho de segunda etapa, que é mais teórica, pois trata-se de uma prova que busca levantar tudo o que o funcionário precisa saber sobre sua função, focando em questões de sua rotina.

Essa avaliação serve para medir se ele sabe exatamente o que está fazendo. 
Os treinamentos realizados no HMTJ também passam pelo setor de Recursos Humanos. Já no primeiro mês, antes mesmo de começar a trabalhar, o novo colaborador obrigatoriamente passa pelo treinamento Introdutório às Normas da NR 32, ministrado por um técnico de segurança do trabalho (SESMT), dentro do próprio Hospital, com duração de apenas uma hora. Existe no Hospital o Formulário de Levantamento de Necessidade de Treinamento, conhecido como LNT, em que todos os setores do Hospital com mais de cinco colaboradores, no início do ano, preenchem esse levantamento estipulando os treinamentos mensais, dando sugestões aos temas que deverão ser abordados no decorrer do ano. Normalmente cada setor determina o tipo treinamento que precisa, sendo que ele pode solicitar ou até mesmo aplicar o treinamento quando é assunto do seu conhecimento. O RH ministra e aplica treinamentos quando é solicitado, de assuntos relativos à sua área como motivação, trabalho em equipe, dentre outros.

Para todos os treinamentos existe a avaliação de eficácia, pré e pós-teste, que serve para avaliar o que a pessoa sabia e o que conseguiu absorver após o treinamento. O RH faz o registro e a conferência dos treinamentos, mesmo que não participe efetivamente deles. Os treinamentos mensais são exigência da ONA (Organização Nacional de Acreditação) para a Acreditação do HMTJ, e vem sendo trabalhados como oportunidade de melhoria pelos colaboradores nos setores. 
O gerenciamento dos Planos de Saúde dos colaboradores também fica a cargo do RH, que providencia a inclusão do colaborador assim que ele é efetivado ficando a cargo do DP o lançamento dos valores para desconto em folha.

Assim como tem a responsabilidade pela admissão, o RH assume a função de cuidar da demissão dos funcionários, já que todos passam por uma entrevista de desligamento. As informações desta entrevista ficam restritas ao setor, e ela visa saber os motivos da saída. Seu objetivo final é gerar um relatório semestral com levantamento das sugestões, reclamações, críticas e principais motivos de desligamento, que é repassado à direção do HMTJ.

O Departamento de RH do HMTJ está sempre aberto aos colaboradores do Hospital, seja para tirar dúvidas ou esclarecer sobre normas e regras da Instituição, além de estar sempre disponível para apoiar as lideranças.

 

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