Evden eve nakliyat platformu istanbul bolgesinde lider firmalar burada evden eve nakliyat

O HOSPITAL

SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

UTI Neonatal


UTI Neonatal e Pediátrica


A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do HMTJ disponibiliza atualmente 10 leitos operacionais, sendo um de isolamento, seis leitos na Unidade Intermediária (UI), além de dois leitos de Unidade Canguru. Todos os bebês assistidos no setor são oriundos da regulação realizada pelos órgãos competentes e conforme pactuação com o Sistema Único de Saúde. 
Para a assistência a equipe multidisciplinar da unidade é composta por enfermeiros especializados, uma enfermeira-cooderanadora, técnicos de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista clínica, além de médicos neonatologistas, sendo toda a equipe coordenada por uma médica pediatra também especialista em Neonatologia. O setor funciona 24 horas em regime de plantões.

Visitas
Horário de visita da UTI Neonatal: somente para os pais, das 8h às 22h, com entrada para um visitante, podendo ser revezada pelo pai ou a mãe.

Visita dos avós: somente aos domingos, das 14h às 14h30, com entrada permitida a somente um vistante, podendo ser revezada entre os mesmos.


Orientações aos visitantes:
• Atenção à vestimenta dos visitantes. Não é permitida entrada de pessoas com camisetas, bermudas, mini-blusa, vestidos curtos, mini-saia, short, chinelo, boné e chapéu;
• Não é permitida a entrada de bolsas e sacolas. Os visitantes devem se organizar para cumprir a regra, pois o Hospital não dispõe de armários para a guarda;
• Lavar as mãos antes e depois de entrar e sair do setor;
• Antes de entrar, retirar todos os adornos (pulseiras, anéis, cordões grandes, alianças e outros);
• Somente em casos especiais, os pais deverão utilizar o capote que será entregue pela enfermagem;
• Desligar o celular e evitar conversas desnecessárias. Os pais devem permanecer no leito do seu bebê, não podendo visitar outros leitos;
• Respeitar o silêncio no ambiente é fundamental.

Método Canguru
A UTI Neonatal disponibiliza as condições para efetivação do método Canguru, conforme protocolo de humanização proposto pelo Ministério da Saúde. Com setor denominado Enfermaria Canguru, a unidade visa a rapidez na melhora de seu estado condicional do bebê com, estimulado no contato pele a pele entre mãe e bebê. Para iniciar o processo é fundamental que o bebê internado na UTI Neonatal tenha pelo menos um quilo e meio e esteja clinicamente estável. Uma equipe de enfermeiras prepara a mãe para fazer o canguru sendo acompanhada pela médica responsável pela Unidade.
O contato da mãe com o filho começa aos poucos e o período vai sendo ampliado na medida em que o resultado vai sendo satisfatório para o bebê.

Posto de Aleitamento Avançado
O Posto de Aleitamento Avançado atende principalmente aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal, que necessitam de leite humano para favorecer sua recuperação. No local é feita tanto a coleta leite humano das mães com seus recém-nascidos internados no HMTJ, quanto para doação. As mães com bebês internados no setor são incentivadas a fazer a coleta, mas também há campanhas permanentes de sensibilização, na comunidade, para mães com excesso de leite e que desejem doar. Elas são atendidas no Posto e seu leite é encaminhado ao Banco de Leite do município. É o banco que processa e encaminha o leite destinado a recém-nascidos patológicos como os da UTI Neonatal do HMTJ.


 

.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR