Menu Principal

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Setores e Serviços de Saúde

 

Serviços de Assistenciais de S. Social


Assistente Social Responsável:
Neila Oliveira Carvalho de Castro e Fabiana Moura e Silva.

O Serviço Social do HMTJ tem como meta prioritária prestar um atendimento humanizado e de qualidade, reconhecendo o usuário como cidadão de direitos. O Assistente Social é o profissional capacitado a traçar um perfil social de cada caso e, a partir daí, orientar paciente e acompanhante sobre recursos que possam ser disponibilizados na instituição e na comunidade.

Nosso objetivo é prestar assistência aos usuários, numa linha socioeducativa, incentivando-os a participar do processo de recuperação da saúde na condição de cidadãos, democratizando as informações de forma a garantir o acesso aos serviços oferecidos e a resolutividade das situações sociais que interferem no processo saúde-doença, através dos recursos institucionais e comunitários.

Em sua atuação, o Serviço Social do HMTJ atende à clientela interna e externa, e seus acompanhantes, em diversas situações socioeconômicas e de saúde.

Através do atendimento do Assistente Social, o usuário e seu acompanhante recebem informações sobre as normas e rotinas hospitalares, que lhes deixarão familiarizados com o funcionamento da instituição. O plantão do Serviço Social funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para atender, orientar, encaminhar e facilitar a identificação de meios necessários que possam auxiliar os usuários e os acompanhantes a ter uma melhor qualidade de vida e garantir seus direitos como cidadãos.

Dentro da perspectiva de defesa dos direitos sociais, a equipe de Serviço Social do HMTJ tem um amplo leque de atuação, atendendo aos usuários externos com ações de caráter educativo, que visam a desenvolver, com processo reflexivo, uma autonomia no curso do tratamento e/ou cura, envolvendo o acompanhante como participante ativo durante a permanência do usuário nesta instituição. Além do acompanhamento aos usuários externos, o Serviço Social também desenvolve ações voltadas aos colaboradores internos, orientando-os em casos de necessidade de acesso aos benefícios previdenciários, de manutenção do plano de saúde, de acompanhamento do atendimento dos filhos dos colaboradores de até 04 anos de idade que permanecem na creche enquanto seus pais trabalham, entre outros benefícios, sejam eles legais ou supletivos, disponibilizados pela instituição ou pelo Estado.

Objetivando desenvolver uma ação não determinista, o Serviço Social do Ambulatório realizou uma pesquisa para identificar as necessidades dos usuários e, a partir daí, iniciou um trabalho educativo em sala de espera e nas enfermarias, com realização de palestras e distribuição de folhetos educativos, em resposta ao que foi solicitado pelos mesmos.

Na área do Banco de Sangue, o Serviço Social procura conscientizar os doadores e familiares no sentido de estimulá-los para a doação voluntária de hemocomponentes (concentrado de hemácias, plasma fresco, concentrado de plaquetas e coleta de plaquetas por aférese).

Numa contribuição à formação de profissionais de Serviço Social, são disponibilizadas vagas para estágio curricular e extracurricular. A promoção de eventos científicos na área de atuação e a publicação de pesquisas sobre as interrelações dos fatores sociais, como saúde/doença e relatos da prática, também vêm contribuir para o desenvolvimento da profissão.

Conheça alguns dos projetos em funcionamento no HMTJ:
Projeto Acolher: objetiva realizar o acolhimento com foco na educação e na informação em saúde, orienta e aborda os usuários, individualmente ou coletivamente, visando a esclarecer, a informar e a buscar soluções acerca da problemática que envolve cada um.
Projeto Bate Papo com Acompanhante: enfatiza a importância do acompanhante para a recuperação do paciente, transformando o ambiente hospitalar em local seguro e confiável, com ênfase na humanização.
Visita à Maternidade: objetiva apresentar o Hospital às "futuras mamães", mostrando todos os setores envolvidos e as respectivas equipes, visando a diminuir a ansiedade e proporcionando uma sensação de bem-estar, familiaridade, segurança e confiança.

 




 

 

Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus | Todos os Direitos Reservados 2010
HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUS
R. Dirceu de Andrade, n° 33 - São Mateus - 36025-330 - Juiz de Fora - MG

(32) 4009-2277
Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus