ENSINO – RESIDÊNCIA MÉDICA

APRESENTAÇÃO

A Residência Médica é uma modalidade de pós-graduação sob a forma de curso de especialização. Todas as áreas possuem programas pedagógicos regulamentados pelos Ministérios da Saúde e da Educação, através da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM, conforme Resolução CNRM nº 02/2006.

Em 2007 o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus – HMTJ , observando a necessidade de se possuir Residência Médica devido a parceria com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA, iniciou o processo de credenciamento dos Programas junto a Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM/MEC.

Os programas do HMTJ tiveram início em 02 de março de 2009, e contaram neste primeiro concurso com 10 residentes, a saber: Anestesiologia 02 (duas) vagas, Clínica Médica 03 (três) vagas, Cirurgia Geral 03 (três) vagas, Obstetrícia e Ginecologia 02 (duas) vagas.

Cada programa possui um supervisor responsável por direcionar as atividades desenvolvidas pelos residentes, bem como pela avaliação de desempenho. Nesta, são observadas as atitudes como: frequência, assiduidade, pontualidade, interesse, ética, relacionamento com pacientes, colegas, auxiliares e preceptores.

O Hospital, atualmente, possui 19 Programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM. Dentre eles, 9 com entrada direta e 10 com exigência de pré requisito.